Endereço

Placo do Brasil
Av. Valentina Mello Freire Borenstein,
333 - Vila Sao Francisco,
Mogi das Cruzes - SP, Brasil

Parede de drywall: o que é, vantagens e tipos

By • Construção

Mar
12
Parede de drywall o que é, vantagens e tipos

Você sabe o que é uma parede de drywall? Descubra tudo sobre esse sistema de construção versátil e sustentável antes de começar seu projeto.

O que vem à sua mente quando falamos em parede de drywall? Se você pensou em divisórias, esse post vai abrir seus olhos para todas as possibilidades desse sistema de construção à seco versátil. 

O drywall chegou ao Brasil na década de 1970 para uso em paredes internas e desde então revolucionou a construção por ser um método eficiente, mais produtivo e com menor desperdício em relação à alvenaria. 

Nesse meio tempo, ele foi aprimorado e hoje está no mercado com acabamentos especiais. Quer entender melhor esse material? Continue a leitura para saber tudo!

Do que é feita a parede de drywall?

Quando falamos em drywall, estamos nos referindo a um sistema construtivo. Ou seja, um conjunto de elementos que juntos são usados para construir a sua parede ou forro. Por sua vez, esse sistema é composto de:

  • Perfil de aço galvanizado e montante: a estrutura metálica que sustenta as placas;
  • Tratamento acústico: lã mineral ou de vidro usada para potencializar o isolamento acústico, caso haja necessidade;
  • Placas drywall: placas de gesso, com acabamento cartonado ou de fibra de vidro, que são fixadas nos perfis com parafusos para fechar a parede. A depender da obra, podem ser feitas várias camadas de chapas, o que é conhecido como plaqueamento.

Quer entender essa montagem na prática? Olha só todos os componentes em uma parede de drywall que está sendo montada:

sistema completo de parede de drywall

Após a instalação dos perfis metálicos, as placas são fixadas com parafuso. E se você deseja incluir portas ou janelas na sua parede de drywall basta prever essa paginação (a forma como a estrutura de aço será montada) no seu projeto. 

estrutura de aço para drywall

Entre os espaços “vazios” dos montantes do drywall, ficam instaladas as redes elétricas, dutos de água e fiação de telefonia. E em casos onde é necessário um reforço na estrutura, também é possível incluir madeiras ou chapas metálicas. 

Quais as vantagens da parede de drywall?

A construção de uma parede de drywall é bem mais eficiente que as de alvenaria - e separamos quatro pontos para comprovar isso.

  • Por ser um tipo de construção à seco, sem uso de argamassa na sustentação, é mais econômica e gera menos sujeira. Além disso, sua manutenção também sai mais em conta;
  • Suas placas são leves de transportar e a montagem é simples, o que torna a obra mais rápida e eficiente;
  • É possível fazer mudanças facilmente e o drywall também pode ser usado em diferentes projetos. Assim, é uma opção muito versátil;
  • Diferente das paredes de tijolo, você pode reaproveitar componentes. Dessa forma, são obras mais sustentáveis.

Quais são os principais tipos de placas de drywall?

Agora que você já sabe quais são os componentes do drywall, vamos conhecer os tipos de placas

Hoje, no mercado, estão disponíveis diversos acabamentos para atender às necessidades da sua obra. E ao escolher a placa ideal, é importante levar em conta em que ambiente a sua parede de drywall será construída. 

Entenda abaixo com os exemplos da Placo:

  • Placas drywall Standard: modelo padrão com acabamento cartonado. Sua flexibilidade também permite usar em outros projetos além de paredes, como por exemplo forros curvos. A linha ST da Placo tem três opções de espessura: 6 mm, 12,5 mm e 15 mm
  • Placas drywall resistentes à umidade: em paredes de banheiros, cozinhas e lavabos, a Placa RU Placo é ideal graças ao acabamento com hidrofugantes que oferecem maior resistência à ação da umidade.
  • Placas drywall resistente ao fogo: a Placo também tem uma solução específica para ambientes mais sujeitos a incêndio. As placas rosas recebem uma camada de fibra de vidro em sua composição que garantem excelente proteção às chamas. Sendo assim, são ideais para paredes de saídas de emergência, compartimentos e centros de processamento de dados.
  • Placas de Drywall Performa: a Performa é um lançamento da Placo que eleva ainda mais a resistência da parede de drywall, apresentando uma performance superior no quesito acústico, elevando em até 3 dbs o isolamento da parede. No quesito de resistência a impacto, é 50% mais resistente do que as paredes com placas standards, suportando fixação de cargas mais elevadas de até 50kg direto fixados direto na placa.
  • Placas para ambientes externos: a Placo também desenvolveu uma placa de gesso com alta resistência a umidade e proteção UV, como a Glasroc X que pode ser aplicada até em ambientes externos por serem revestidas em ambas as faces com véu de vidro e aditivos que proporcionam excelente resistência contra intempéries (umidade, mofo, raios UV, fogo e impactos).

Por que escolher o drywall?

Por que escolher o drywall

Ficou animado para construir uma parede de drywall, mas ainda tem receio sobre a sua resistência? Não se preocupe. Esse é apenas um dos principais mitos sobre esse sistema construtivo que vamos esclarecer:

  • Assim como as paredes de alvenaria, a parede de drywall pode receber pintura, pregos e acabamentos depois de finalizada. 
  • Ela também é muito resistente para fixação de móveis e cargas. Basta seguir as normas de até 60 kg/m2;
  • O sistema drywall tem alta resistência mecânica, garantida pelos fornecedores que estejam regulamentados Normas Técnicas da ABNT.

Entendeu como o drywall pode ser a opção ideal para quem busca versatilidade, resistência e beleza para a obra? E se você quiser se aprofundar ainda mais sobre o tema, acesse o YouTube da Placo do Brasil e veja os conteúdos que preparamos para você.  

ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 019 25 40