Decoração
4 minutes min

4 FORMAS DE FAZER DECORAÇÃO DE GESSO

4_formas_de_fazer_decoracao_de_gesso

Quer descobrir ideias criativas de decorar e usar gesso de forma inovadora para tornar seus ambientes ainda mais bonitos? Descubra aqui algumas formas de usar gesso na decoração.

A decoração de gesso vai muito além dos tímidos rodatetos brancos. O material pode incrementar texturas e cores em ambientes deixando-os muito mais interessantes.

Ideias para decoração de gesso

Optar pela decoração de gesso pode comunicar as mais diversas mensagens no ambiente. Pode torná-lo mais moderno, aconchegante, sofisticado, kitsch ou tudo isso ao mesmo tempo. O importante é que o resultado orne com o todo e, principalmente, com a personalidade de quem vive ou trabalha nesse local.

Separamos algumas inspirações de como você pode usar gesso, seja ele em placas, drywall ou massa para incrementar o visual do seu ambiente. Confira apenas uma pequena seleção de possibilidades de decoração de gesso:

1. Painéis de gesso 3D

O gesso 3D é ideal para destacar uma parede ou mudar a cara de um cômodo. O material é fácil de aplicar, de baixo custo e proporciona um resultado incrível. O gesso 3D pode ser comprado em placas prontas para a instalação ou então você pode comprar os moldes de borracha e fazer as próprias placas. Para instalar, são duas opções: direto na parede ou em uma estrutura montada contra ela.

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O gesso é um material muito versátil para a personalização. Além de poder escolher a textura, também é possível ir além do branco natural. Quando as placas aplicadas estiverem completamente secas, basta preparar a superfície com um fundo preparador para gesso e, então, passar o tom que você mais gostar.

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Mobiliário

Incluir móveis feitos com placas de gesso acartonado ou gesso comum também pode tornar o arranjo dos seus ambientes mais interessante. A decoração de gesso pode ser bem sutil, de simples nichos até estantes, hacks ou closets inteiramente construídos com gesso.

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A vantagem de introduzir este material no mobiliário é a possibilidade de brincar com formas e aproveitar espaços de uma forma que materiais como madeiras ou MDF não permitiriam.

Outro ponto positivo de inserir móveis na decoração de gesso é a possibilidade de inserir pontos de iluminação em prateleiras ou acabamentos junto aos forros. E há ainda quem tenha criado até luminárias como decoração de gesso.

3. Divisão de ambientes

Uma outra forma de usar decoração de gesso é para dividir ambientes. Seja com paredes inteiras, para criar uma divisão entre hall e sala de estar.

Construir paredes ou corrimões vazados também pode ser uma opção para adicionar um toque de inesperado ao design dos seus ambientes.

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Sancas

A sanca é uma modelagem no forro de gesso para uma iluminação diferenciada. Essa palavra estranha, “sanca”, é usada denominar a modelagem feita no encontro entre parede e teto.

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este tipo de decoração de gesso pode ter inúmeras funções:

  • Estética: sim, uma sanca serve para deixar qualquer ambiente mais bonito e adequá-lo à mensagem que você quer transmitir, seja ela de um ambiente mais clean ou rebuscado.
  • Demarcar ambientes: especialmente em ambientes de conceito aberto, os volumes das sancas pode servir para separar ambientes.
  • Iluminação: a decoração de gesso é uma oportunidade de projetar estrategicamente os diferentes pontos de luz, mais adequados e menos diretos. Neste quesito, a cor do gesso pode determinar o mood do ambiente, criando ambientes mais rústicos ou cleans de acordo com o tipo de tom e textura escolhidos.

 

Quer ficar por dentro das tendências de decoração e novos materiais lançados no mercado? Coloque o blog da Placo na sua lista de favoritos para saber da novidades do mundo de construção e decoração.