Endereço

Placo do Brasil
Av. Valentina Mello Freire Borenstein,
333 - Vila Sao Francisco,
Mogi das Cruzes - SP, Brasil

Trincas e fissuras no drywall: como evitar e resolver

By • Construção

set
18
Trincas e rachaduras no drywall

Trincas e fissuras no drywall são comuns e, na maioria das vezes, trata-se apenas de um problema estético, podendo ser reparado rapidamente e com total segurança. Veja os passos!

Paredes de todos os materiais são suscetíveis a trincas ou fissuras. Mas você sabe por que ocorre esse problema no drywall?

A principal causa é a dilatação térmica, já que todo material exposto à temperaturas altas ou baixas tende a se contrair ou dilatar - quando isso ocorre, se não houver espaço para acomodar esse movimento, surgem as trincas.

Especialmente no inverno, quando a temperatura mais alta durante o dia - que leva à expansão do gesso - é seguida de queda acentuada à noite, tendo uma contração da chapa do drywall, gerando a ocorrência de trincas ou fissuras.

Além disso, outras possíveis causas são altas cargas de vento, movimento do solo, mão de obra ou produtos de baixa qualidade.

Siga na leitura, descubra como evitar e resolver as trincas e fissuras no drywall e garanta todos os benefícios desse material que deixa seu ambiente bonito e aconchegante!

Como evitar trincas e fissuras no drywall

As trincas e fissuras no drywall são mais comuns nos cantos das portas e janelas, nos cantos das aberturas das paredes e onde duas peças de drywall se unem – todas elas, áreas onde a estrutura desenvolve maior tensão.

Existem alguns cuidados básicos para evitar trincas e fissuras no drywall. São eles:

  • Utilizar materiais adequados para o tipo de construção e que tenha qualidade;
  • Observar o tempo de secagem durante o acabamento – são pelo menos 4 dias para a parede ficar pronta e livre de trincas e outros defeitos;
  • Contar com um profissional capacitado para a instalação do drywall ser feita de modo correto, incluindo o devido reforço nas áreas mais sensíveis e análise prévia do ambiente que receberá o material.

Ainda que na maioria das vezes seja apenas um problema estético, é essencial ter certeza de que a sua causa não é estrutural. Alguns dos principais sinais de falha na estrutura, acendendo o sinal vermelho, são: telhado curvado ou com afundamento, pisos desnivelados, portas ou janelas emperradas, entre outros.

No caso de dúvidas, invista em um especialista para analisar a situação e orientar com segurança quanto à melhor resolução para o caso.

Reparos em trincas e fissuras em paredes de drywall

Se as trincas ou fissuras não forem um problema estrutural – na maioria das vezes não é -, o conserto pode ser feito seguindo três passos básicos. Acompanhe:

1. Limpeza da área

Limpe a área e remova partículas soltas ou pendentes com estilete.

2. Aplique a massa de drywall

Preencha a trinca ou fissura com massa para drywall. Deixe secar e lixe cuidadosamente. Se necessário, aplique uma nova camada de massa para melhor acabamento.

Neste artigo mostramos as causas e, ainda, como evitar e resolver trincas e fissuras no drywall. Não importa se o reparo será feito por você ou por um profissional experiente, não abra mão de materiais de qualidade, como as soluções da Placo!

Fale conosco e conheça nosso portfólio de produtos!

ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 019 25 40