Construção
3 minutes min

PASSO A PASSO: APRENDA A INSTALAR DRYWALL SEM COMPLICAÇÕES EM 7 ETAPAS

passo_a_passo_instalacao_de_drywall

Saiba como instalar drywall sem complicações, acompanhando nosso passo a passo!

As placas de gesso, conhecidas como drywall, vem ganhando cada vez mais adeptos em reformas e construções. Esse material é uma excelente opção por sua durabilidade, resistência, leveza e praticidade na instalação. Ainda assim, muitos não sabem como instalar drywall corretamente.

Devido à sua facilidade, as placas de gesso com estrutura reforçada podem ser aplicadas por profissionais e não profissionais. Para garantir que sua instalação seja realizada de forma correta e segura, desenvolvemos este post com o passo a passo para aplicar as placas drywall. Acompanhe todas as etapas e garanta um serviço de primeira!

1. Posicionamento

Determine o local de posicionamento da parede e faça a marcação no piso e na laje com o auxílio do cordão de marcação.

2. Fixe as guias

Assim que as marcações estiverem definidas, utilize uma furadeira e faça buracos para que sejam colocadas buchas e parafusos específicos do sistema de drywall. O espaço entre as fixações nas guias deve ser de 60 cm, sendo parafusadas no piso e no teto.

3. Instale os montantes

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os montantes de estruturação das paredes devem ser dispostos no máximo a cada 600 mm e em conformidade com a especificação do projeto. 

4. Instale as placas

Inicie o plaqueamento encostando a placa no teto, deixando uma folga de 10 mm na parte inferior. Realize o plaqueamento de maneira que as juntas das placas de um lado sejam alternadas em relação a face oposta.

O encontro das placas deve ser feito sobre o montante. Parafusar as placas nos montantes e nas guias, com espaçamento máximo de 300 mm e dispostos no máximo a 10 mm da borda da placa.

5. Posicione as partes elétrica e hidráulica

Image

 

Uma das vantagens do drywall é poder passar canos, tubulações e fios dentro de seu sistema, deixando o ambiente com aspecto organizado. Para isso, fure os montantes de forma alinhada, evitando assim o desgaste dos fios e falta de encaixe de instalações hidráulicas que não são muito maleáveis, e passe-os por dentro dos perfis.

6. Instale o isolamento termoacústico

Image

 

Outra vantagem de saber como instalar drywall é poder aplicar isolamento acústico e térmico, como os feitos de lã mineral. Após a instalação das placas e passagem de dutos e fios, preencha o espaço entre montantes com rolos de lã, fixando-as com fita própria. 

7. Tratamento de juntas

Para a emenda entre as placas, realize o tratamento de juntas com o auxílio de uma espátula de 10 cm. Aplique a Placomix sobre as juntas e posicione a fita de papel, comprima a fita a fim de realizar a aderência sem que haja excesso de massa.

Após o tempo de secagem, aplique mais duas camadas para a regularização das juntas e cobertura dos parafusos com massa Placomix.

 

Apesar de ser um método prático e fácil, é preciso conhecer o passo a passo de como instalar corretamente o drywall antes de tentar o processo. Para que não ocorram problemas durante a instalação e após, certifique-se de usar materiais específicos para drywall, e de ótima qualidade. 

Gostou deste post? Então, veja também por que o forro de gesso é a melhor opção para sua obra!