Endereço

Placo do Brasil
Av. Valentina Mello Freire Borenstein,
333 - Vila Sao Francisco,
Mogi das Cruzes - SP, Brasil

Instalar ar-condicionado em drywall: aprenda como!

By • Construção

nov
20
Como instalar ar-condicionado em drywall

Instale ar-condicionado em paredes de drywall e tenha mais conforto no verão. Saiba como!

Logo o verão chega e com ele as altas temperaturas que são boas para aproveitar as férias na praia e piscina. Mas não é nada legal passar calor em ambientes fechados e sem climatização, não é? Por isso, nessa época do ano muita gente busca por ar-condicionado para amenizar o calor do verão e deixar os ambientes mais confortáveis.

Mas se o local não foi construído com a preparação para receber o ar-condicionado, pode se tornar um problema e motivo de preocupação com quebradeira, sujeira e/ou a aparência do ambiente caso a tubulação fique exposta. 

Pode ficar tranquilo, pois nós trazemos uma solução para que você possa instalar o ar-condicionado sem dores de cabeça. O drywall é o seu melhor aliado para esse tipo de obra e vamos te explicar a razão e como você pode garantir ambientes bem climatizados e confortáveis.

Se quer saber como é, continue lendo esse post!

1. Escolha o local da instalação

Esse é um dos passos mais importantes, pois a escolha do lugar onde o aparelho será instalado pode influenciar na boa climatização do ambiente ou não. É indicado que o ar-condicionado não seja instalado em lugares acima de equipamentos elétricos, pois, devido à condensação em dias mais úmidos, eles podem ser danificados. 

É importante que, caso você não tenha certeza de onde é melhor que o aparelho seja instalado para garantir uma boa circulação de ar e eficiência, contrate um especialista para ajudá-lo no projeto. Assim, você poderá otimizar o tempo de obra evitando retrabalhos e economizando energia com um aparelho instalado corretamente refrescando os ambientes de forma uniforme.

2. Escolha de materiais

Outro passo importante é a escolha de materiais para a estrutura que irá suportar o ar-condicionado. Além disso, a escolha de montantes, guias e fixadores precisa ser a adequada para garantir uma estrutura firme e resistente.

Os sistemas de drywall com as placas Performa e Habito da Placo são excelentes para a instalação de objetos, móveis e outros itens pesados, como o ar-condicionado, que necessitam que paredes resistentes e de alto desempenho.

3. Montagem da estrutura

Após a escolha e compras dos materiais nas quantidades e tipos corretos para a instalação, você pode partir para a montagem da estrutura. O drywall facilita todo esse processo pois você não precisa quebrar toda a parede de alvenaria para instalar o aparelho e as tubulações. Tudo isso pode ficar dentro da estrutura de drywall que você irá construir.

Lembre de, na hora de montar a estrutura, deixar espaço para a passagem da fiação elétrica e os tubos de dreno e condução do gás/fluido refrigerador. Confira as instruções do fabricante do aparelho para se certificar que você terá tudo que é necessário para a instalação do ar condicionado e que a estrutura de drywall será apropriada para isso.

4. Preparação para a fixação das placas de drywall

Depois que montar a estrutura, você poderá inserir as placas de drywall iniciais que farão parte do sistema na parte de trás da parede. Aqui será importante a escolha de isolantes térmicos e acústicos dentro da parede de drywall antes de você fechá-la.

Após isso, você pode deixar toda a fiação e tubulações já instaladas e preparadas para o recebimento do aparelho. 

Feche a estrutura de drywall com o restante das paredes lembrando de adequar cortes e espaços para o encaixe do aparelho e organização dos fios. 

5. Vedação e acabamento no drywall

Depois que toda a estrutura, paredes, parte elétrica e hidráulica estiverem prontas, você pode fazer o acabamento no drywall utilizando fitas e massa para arremate de parafusos e um acabamento de qualidade. 

Pinte a parede da forma que desejar e após a secagem, o local estará pronto para a instalação do ar-condicionado.

 

Pronto! O local estará preparado para os dias quentes do verão oferecendo conforto térmico total mesmo nas épocas de mais calor. 

Caso você não tenha muita certeza sobre como fazer a compra dos materiais e instalação segura e correta, lembre-se sempre de contratar um profissional de confiança para o seu investimento valer a pena. Você também pode entrar em contato com a equipe da Placo para saber mais sobre nossas soluções!

ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 019 25 40