Construção
4 minutes min

A IMPORTÂNCIA DOS PERFIS DE DRYWALL

perfis_de_drywall

Reunimos as principais dúvidas sobre perfis para drywall em um post para lhe ajudar a levar mais segurança e eficiência às obras!

O drywall é famoso por oferecer uma aplicação mais prática, leve e limpa que a dos sistemas construtivos tradicionais. E apesar de ser cada vez mais conhecido no Brasil, ainda existem muitas dúvidas a respeito desse sistema, principalmente no que diz respeito ao uso de materiais.

Os perfis para drywall, por exemplo, podem gerar dúvidas que vão desde “o que é” até “como instalar”. Por isso, preparamos um guia com as principais dúvidas - e, claro, as respostas - sobre perfis de drywall. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse importante material do sistema de drywall.

O que é um perfil para drywall?

Peça fabricada em aço galvanizado, sua principal função é ser uma estrutura base para a instalação de placas de gesso acartonado. É importante reforçar que esses perfis não tem como função suportar carga, e sim fechar paredes internas.

Esses componentes metálicos agem como o esqueleto que orienta o profissional na hora de erguer a parede de drywall, dando sustentação para as placas de gesso acartonado. 

Quais são os tipos de perfis para drywall?

Guia - Com formato “U”, as guias são usadas na estruturação de paredes, forros e revestimentos estruturados de sistemas construtivos em placas de gesso. Indicado para estruturação horizontal em paredes e revestimento estruturado, instalados no teto e no chão, e atirantamento rígido em forros.

Montante - Com um formato “C”, é usado na estruturação de paredes, forros e revestimentos de sistemas construtivos em placas de gesso. Entretanto, diferente do guia, o montante é indicado para instalação de paredes e revestimentos estruturados de forma vertical e encaixado por dentro do perfil guia, a cada a cada 40 ou 60 cm de distância entre eixos da peça conforme a orientação padrão de instalação e, no caso de forros, como estrutura horizontal.

Cantoneira - Com abas em formato L, esse perfil é utilizado como suporte e fixação de chapa de gesso acartonado no perímetro do forro com dimensão inferior a 50 m², fechamentos verticais, cortineiro, sanca de iluminação entre outros.

Tabica - Esse tipo de componente metálico, usado para forros com formato de degraus, possui duas principais funções. A primeira é a prevenção de fissuras, já que ajusta o forro ao ambiente com relação à dilatação e às trepidações da estrutura de alvenaria que ocorrem por fatores externos. Outra função da tabica é estética, porque faz com que o forro pareça flutuar, dando um visual moderno e leve. Recomendada para áreas com dimensão superior a 50 m².

Não se esqueça da segurança com os perfis para drywall 

É importante lembrar que todos esses perfis para drywall possuem normas próprias - e o uso ou revenda de perfis fora de norma é crime, já que pode colocar pessoas em risco. A Placo, que segue todas as normas à risca, preparou um vídeo explicando melhor esse ponto:

Que tipo de parafuso usar na instalação?

Os parafusos sobressalentes de outras obras não resolvem quando estamos falando dos perfis para drywall. É necessário seguir à risca as recomendações específicas para cada aplicação para garantir uma montagem segura.

  • Perfis metálicos entre si até 2,0 mm de espessura: parafusos TRPF (metal-metal) com 13 mm de comprimento, com ponta broca e cabeça lentilha. 
  • Placas de drywall em perfil metálico de até 0,7 mm de espessura: parafusos TTPC, com ponta agulha e cabeça trombeta. Existem modelos de 25, 35, 45 e 55 mm.
  • Placas de drywall em perfil metálico de 0,7 mm a 2,0 mm de espessura: parafusos TTPF, disponíveis nos comprimentos 25, 35, 45 e 55 mm com ponta broca e cabeça trombeta.

Como montar uma parede com os perfis para drywall?

Já afirmamos no início do texto e vamos reforçar novamente: um dos principais benefícios do drywall é sua instalação rápida, fácil e econômica. Entretanto, é importante que ela seja feita por um profissional e com os equipamentos de segurança corretos.

Quer saber como é essa instalação? Confira o vídeo abaixo e aprenda em alguns minutos:

Esperamos que todas as suas dúvidas sobre perfis para drywall tenham sido respondidas nesse artigo. E para lhe ajudar a se tornar um profissional especialista em drywall, separamos um artigo com três erros comuns na instalação desse material para você aprender ainda mais e não cometer no seu dia a dia.