Construção
4 minutes min

COMO INSTALAR DRYWALL: 9 PASSOS PARA FAZER A INSTALAÇÃO

como_instalar_drywall

O drywall é versátil, resistente, econômico e deixa o projeto mais aconchegante e bonito. Confira nosso passo a passo para instalar drywall e usufrua das vantagens desse material.

Quem acompanha o mercado da construção conhece, há muito tempo, as vantagens proporcionadas pelo drywall. Se você é uma das pessoas que sabe o valor desse material, acompanhe este post que mostra como instalar drywall.

Passo a Passo mostra como instalar drywall

Confira e saiba como fazer a parede de gesso ser um ponto alto de seu projeto.

1. Tenha os materiais necessários

Antes de começar, certifique-se que tem à mão todos os materiais necessários e as placas de gesso.

No caso de dúvidas, como qual a espessura de uma parede de drywall ou quanto mede uma placa de drywall, lembre-se que existe uma variedade de produtos (de 6 a 15 mm de espessura e comprimento de 2.000 ou 2.400 mm, por exemplo), cada uma para uma necessidade específica.

2. Marque as paredes

Se você está pensando em como fazer parede de gesso e obter um resultado positivo, o primeiro passo é fazer a marcação - preferencialmente, com nível a laser.

Após marcar os locais onde as guias de piso, parede e teto serão fixadas, anote os pontos de hidráulica, elétrica e as portas - neste post mostraremos como instalar drywall no teto.

Uma dica importante é saber onde ficarão as cargas pesadas - TV, quadros - e já fazer os reforços necessários para garantir total segurança.

3. Instale as guias e montantes

Um ambiente bonito é resultado de detalhes, como colocar drywall corretamente. Para isso atenção ao alinhamento e fixação das guias no piso, parede e teto, bem como ao posicionamento dos montantes - que deve obedecer uma distância de 40 a 60 cm entre eles.

Image

4. Coloque as chapas

Para quem quer saber como instalar drywall, chegou o momento mais aguardado: a colocação das chapas, que devem ser posicionadas verticalmente dentro das guias - deixe uma folga de 1 cm entre a chapa e o piso e uma distância de 25 a 30 cm entre os parafusos na placa.

5. Faça a amarração

Como fazer a parede de gesso perfeita? Dando atenção a cada etapa, incluindo a amarração - processo realizado quando a altura da chapa é insuficiente, sendo preciso completar com outro pedaço de chapa.

Atenção: ao fazer a amarração, sempre deixe as juntas alternadas.

6. Providencie passagens para elétrica e hidráulica

Seguindo o projeto, abra os furos das caixas elétricas e para passagem dos eletrodutos ou tubulação hidráulica.

7. Coloque o isolamento

Use fitas para fixar o isolamento acústico entre os montantes. Agora falta pouco para finalizarmos este roteiro que mostra como instalar drywall.

8. Instale as chapas de drywall do lado oposto

Repita a mesma operação do outro lado da parede, tendo o cuidado de não deixar as juntas alinhadas com as que foram executadas da parte oposta.

O processo está chegando ao fim, demonstrando como fazer parede de gesso pode ser uma tarefa prática, rápida e com ótimos resultados.

9. Faça o acabamento

Aplique a massa de rejunte e depois a fita microperfurada em todas as emendas das chapas e sobre os parafusos. Quando obter um acabamento uniforme, a chapa de drywall poderá receber o revestimento desejado.

Image

Como instalar drywall no teto

Até aqui mostramos um passo a passo para instalar drywall como parede. A seguir mostraremos como instalar drywall no teto. Confira:

  1. Marque a altura do rebaixamento do teto;
  2. Fixe as guias e marque o local dos perfis;
  3. Faça a sustentação com tirantes fixos na laje, juntamente com suportes niveladores;
  4. Encaixe os perfis e parafuse as chapas de drywall;
  5. Finalize com o tratamento de juntas.

Com esse passo a passo mostramos como instalar drywall, mas por mais que pareça um processo simples, o ideal é que seja feito por um instalador profissional.

A Placo possui produtos que vão deixar seus projetos lindos, seguros e confortáveis. Fale com nossos especialistas e receba mais dicas importantes. Aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog.