Vantagens do Drywall
4 minutes min

ENTENDA COMO SURGIU O DRYWALL E POR QUE ELE SE TORNOU UMA TENDÊNCIA NO MERCADO

NO MERCADO

Muitas pessoas sabem o que é drywall, mas não conhecem sua história. Veja também todas as vantagens que consolidaram esse tipo de construção.

Você provavelmente já ouviu falar em drywall. Essa palavra, que pode ser traduzida como “parede seca”, está cada vez mais presente nas novas construções graças à sua série de vantagens e possibilidades.

Mas, o que é drywall, exatamente? Quais são as vantagens do drywall?

Continue a leitura para conhecer a história do drywall e entender porque essa construção a seco conquista cada vez mais pessoas!

Como surgiu o drywall?

Para entendermos a história do drywall, precisamos olhar para grandes incêndios que aconteceram nos Estados Unidos no século XIX, como o de Chicago em 1871, que deixou mais de 100 mil pessoas desabrigadas e dezenas de óbitos. Na época, grande parte das construções eram vulneráveis ao fogo por usarem materiais altamente inflamáveis, como a madeira. 

A partir desses episódios, as pessoas entenderam a necessidade de buscar materiais mais resistentes ao fogo e às intempéries que fossem práticos e rápidos. Então, em 1888, 17 anos depois, o drywall surge no Reino Unido. Já o seu uso nos Estados Unidos começou apenas em 1894, quando o empresário Augustine Sackett patenteia esse tipo de construção como placas Sackett.

No início, o drywall era composto por 4 camadas de gesso molhado dentro de quatro folhas de papel, lã e camurça sem acabamento. Já no início do século XX, a camurça foi trocada pelo papel acartonado, que oferece melhor acabamento.

Ao passar dos anos, o gesso molhado foi trocado pelo gesso seco, levando as pessoas a chamarem esse tipo de construção de “chapa parede seca”.

Leia também: Saiba tudo sobre drywall

O que é drywall hoje?

Hoje, o drywall pode ser definido como um sistema de construção a seco composto por perfis de aço galvanizado, tratamentos acústicos e/ou térmicos, e as conhecidas placas de drywall. Essas placas pré-fabricadas são nada mais que painéis formados por sulfato de cálcio hidratado (gesso) com ou sem aditivos, pressionado em revestimentos de papel cartão duplex.

Como o drywall conquistou o mercado?

De acordo com a Associação Brasileira do Drywall, o drywall vem registrando um crescimento de dois dígitos nos últimos anos. Além da expectativa de crescimento do setor de construção civil, esse aumento também pode ser atribuído à substituição de parte da alvenaria tradicional pelo gesso.

E isso acontece graças aos vários benefícios que ele oferece, como:

  • Com o drywall, o desperdício de materiais não passa de 5% contra 25% dos sistemas tradicionais;
  • Os resíduos das construções podem ser reciclados, sendo uma opção mais sustentável;
  • Maior precisão na compra de materiais, evitando o consumo de produtos excedentes;
  • A construção é mais rápida: dois instaladores podem montar cerca de 30m² de drywall em apenas um dia. Em duas horas a parede está pronta para receber o acabamento;
  • O drywall pode ser até 6 vezes mais leve do que uma construção de alvenaria, reduzindo significativamente a carga na estrutura;
  • Qualquer manutenção na área é mais simples que na alvenaria, pois não há necessidade de reconstruir a parede;
  • As paredes em drywall se adequam perfeitamente a qualquer layout planejado;
  • A espessura do sistema drywall pode ser até 40% mais fina que a de alvenaria, propiciando um ganho real de área útil de até 5%.

São muitos os benefícios que o drywall consegue oferecer, não é mesmo? E todos eles podem ser alcançados com alguns cuidados, como garantir que os perfis são normatizados e que a placa utilizada é a correta para o tipo de obra. Afinal, existem desde placas standard até opções para áreas úmidas ou que necessitam de maior resistência contra fogo. 

Se você quer saber mais sobre o sistema de drywall da Placo, acesse o nosso catálogo e confira qual é a opção ideal para o seu tipo de construção.