Vantagens do Drywall
5 minutes min

DICIONÁRIO DA OBRA: CONHEÇA 4 TERMOS DO UNIVERSO DO DRYWALL!

DRYWALL

Afinal, o que é drywall? E banda acústica? Descubra tudo sobre esses e outros termos da construção a seco no artigo!

Na construção civil, são muitos os termos usados para especificar os materiais nas obras. Aos ouvidos mais leigos, eles podem até soar engraçados. Banda acústica – por mais que pareça não tem nada a ver com música – e o montante, mesmo nome de uma famosa operação matemática. 

Além de esclarecer esses conceitos, vamos falar sobre a lã de vidro e, principalmente, sobre o drywall. Isso porque essas soluções construtivas são extremamente importantes para os projetos de construção a seco.

O que todos esses materiais têm em comum? A praticidade que oferecem! A banda acústica, a lã de vidro e o montante são componentes que servem para auxiliar em construções que adotam o modelo drywall, mais rápido, econômico e simples.

Entenda melhor como o drywall funciona e conheça os componentes utilizados nesse modelo de construção.

Continue lendo o artigo!

Drywall: conceito e aplicações

É um sistema de construção a seco, pronto para ser usado na obra e que não utiliza água – ou usa em quantidades mínimas. Composto por placas de gesso, perfis metálicos e lã de vidro, o drywall proporciona um excelente isolamento acústico e térmico.

Seu uso permite um processo de construção mais limpo e não demanda a utilização de argamassa ou outro material. 

Esse método de construção se popularizou no Brasil, pois é mais leve, rápido e mais barato que as construções em alvenaria. Além disso, é um modelo perfeito para quem busca realizar uma construção rápida e segura, ou para pequenas reformas. Isso porque, além de ser barato ele traz diversas vantagens, como:

  • Redução de desperdício: em construções de alvenaria a perda de material durante o processo pode ser grande, chegando a 25%. Com o drywall, essa taxa cai para 5%;
  • Aumento de produtividade e construção rápida: a instalação é muito mais ágil e pode ser feita por dois profissionais;
  • Manutenção fácil e rápida: realizar os reparos hidráulicos e elétricos é muito mais prático, pois não há necessidade de quebrar paredes. Basta retirar e recolocar as placas de drywall após o conserto;
  • Layout flexível: com as paredes de drywall, você tem toda a liberdade de criar, já que o material se adequa perfeitamente a qualquer tipo de layout.

Além disso, por ser um sistema leve, promove menor emissão de CO2 e consumo de água, tanto no seu processo de produção, quanto no transporte e na obra. Veja a seguir quais são os outros materiais que contribuem para a construção com placas de drywall

Banda Acústica

Fita de espuma autoadesiva, indicada para forros e paredes. Sua aplicação deve ser feita em todo o perímetro da estrutura de drywall de forma a compensar pequenas imperfeições da superfície de contato da estrutura, impedindo a passagem de som pelas frestas. Entre as vantagens do uso deste material, estão:

  • Fácil aplicação;
  • Corte fácil;
  • Inibição de sons indesejáveis;
  • Auxilia no isolamento acústico.

Pode ser aplicada entre estruturas de aço, piso, ou laje. 

Lã de vidro

É um material isolante feito com a fibra de vidro, e possui uma estrutura similar a lã, por isso o nome. É produzida em rolos, feltros e placas, com diferentes propriedades acústicas, térmicas ou mecânicas. O uso desse material traz vantagens, como:

  • Segurança: diferente da fibra de amianto – material natural que contém silicatos hidratados de magnésio e ferro – a lã de vidro não causa nenhum dano à saúde.
  • Maior resistência: o material resiste ao fogo, à umidade, aos ataques de roedores e à proliferação de fungos e bactérias. Além disso, ela não perde a capacidade isolante com o passar do tempo.
  • Economia: chega de manutenções constantes, pois o material é altamente resistente e dura por muito tempo.
  • Economia de energia: a lã de vidro auxilia no isolamento térmico do ambiente. Assim, o uso de ventiladores e ar condicionado pode, inclusive, ser dispensável.

Muito usada na construção civil por ser um excelente isolante térmico, o uso da lã de vidro também é feito em apartamentos, residências e ambientes comerciais, como uma forma de isolar não somente o calor, mas também o barulho.

Montante

É um perfil metálico usado para a estruturação das paredes e forros drywall, possui um formato em “C”. O montante é visto como o "esqueleto'' da obra. Eles são encaixados e ligados às guias usando parafusos ou alicate de punção.

Além disso, o montante possui aberturas ao longo da estrutura, que permitem a passagem de tubulações de instalações elétricas e hidráulicas. Nos projetos, o montante proporciona vantagens, como:

  • Instalação rápida e prática;
  • Fácil encaixe.

Podem ser aplicados em paredes de revestimento estruturados e em forros, sendo fundamentais para a construção drywall, já que permite a estruturação vertical da parede, ou horizontal no caso dos forros.

Como vimos até aqui, o drywall é um modelo de construção muito mais prático, rápido de instalar, ótimo para aquelas pequenas reformas e obras rápidas. Tudo isso com a garantia de um serviço limpo e sem desperdício. 

Quer saber mais? Continue por dentro do blog da Placo!