Decoração
3 minutes min

COMO FAZER UM PROJETO DE ILUMINAÇÃO PERFEITO COM DRYWALL

como_fazer_um_projeto_de_iluminacao_perfeito_com_drywall

Quer se inspirar com ideias de projetos de iluminação para a sua casa ficar ainda mais aconchegante? Confira nossas sugestões usando drywall!

Que o drywall é um sistema prático e moderno que permite mudar o desenho da sua casa, você já sabe. Mas que ele pode fazer parte da sua decoração e mudar completamente o sistema de iluminação... talvez você não tenha levado em conta.

Vamos conhecer mais sobre como criar efeitos diferentes e sofisticados utilizando o drywall?

Mas antes...

Algumas coisas devem ser levadas em consideração na iluminação, antes mesmo de pensar no drywall como base para esses projetos

O que o ambiente quer transmitir

Aconchego, modernidade, alegria, introspecção. A iluminação adequada deve respeitar as emoções que queremos transmitir em cada ambiente, bem como levar as pessoas a terem determinada atitude (pense num escritório que transborda inspiração ou foco).

Como são os hábitos dos moradores da casa

Uma iluminação inteligente respeita a rotina da casa e de cada morador. É preciso levar em conta o tipo de uso, horários e outras coisas.

Erros comuns

Excesso de pontos de luz, temperaturas altas de algumas lâmpadas, forte intensidade em lugares que pedem descanso ou mesmo economia de recursos.

Qual o melhor momento para se pensar na iluminação?

Se você está fazendo uma reforma, o projeto ficará um pouquinho mais limitado, talvez. O momento ideal é realizar o projeto de iluminação juntamente com o projeto de arquitetura da residência. Pensar em conjunto aumenta a eficiência dos cômodos e evita retrabalhos desnecessários de readequação de ambientes.

Sancas de gesso para projetos de iluminação

As sancas de gesso acartonado (drywall) são conhecidas como sancas de gesso modernas. Sua técnica, aperfeiçoada com o tempo, pode ser feita de diversas formas, mostrando a versatilidade já característica do drywall por permitir diferentes desenhos no ambientes, principalmente quando mesclada com a iluminação adequada.

Escolher a sanca de gesso certa é ideal para que o cômodo esteja em harmonia com a iluminação e decoração. Por isso, fique atento aos estilos e evite escolher uma sanca que crie um conflito visual com o ambiente.

Leia também: Conheça outros tipos de sancas

Alguns tipos de projetos de iluminação com drywall

Cada ambiente e estilo pede um tipo de iluminação mais adequado. Confira alguns exemplos:

Iluminação indireta

Para deixar um ambiente mais aconchegante, a luz não deve ser direta. O uso de sancas e drywalls permite que o objetivo seja atingido de forma mais sofisticada.

Image

Iluminação difusa

Iluminar o ambiente de forma suave é o ponto principal do projeto de iluminação difusa. Esse tipo de recurso não gera contrastes ou sombras sobre os objetos.

Image

Iluminação de orientação

Como o próprio nome diz, esse tipo de projeto de iluminação orienta as pessoas pelo ambiente, as conduzindo pelo lugar. Muito usada em corredores, escadas e também em jardins.

Image

Rebaixamento do teto, sancas normais e invertidas, figuras geométricas e nichos são formas que o drywall pode assumir. A facilidade de manipulação do material possibilita diferentes usos e maneiras de embutir fios e tubulações.

Como as placas de drywall podem assumir diferentes formas, o céu é o limite para a criatividade dos arquitetos, decoradores e moradores.

Se você gostou do conteúdo, salve para ler novamente quando quiser e compartilhe com quem precisa!