Decoração
6 minutes min

TINTA PARA DRYWALL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO!

tinta_para_drywall_tudo_que_voce_precisa_saber_sobre_o_assunto

Você gostaria de realizar pintura no drywall e ainda tem dúvidas em qual tipo de material utilizar? Aprimore a aplicação com as nossas dicas!

Durante a construção ou reforma de um ambiente, agilidade e praticidade são duas necessidades-chave. Afinal, ninguém quer prolongar um processo que afeta a rotina, não é mesmo?

O drywall chegou para suprir essa necessidade e é uma opção cada vez mais escolhida. Entretanto, quando chega o momento do acabamento ainda podem surgir dúvidas ao longo do caminho, como qual é a tinta mais recomendada para a pintura sobre este tipo de material.

Afinal, qual a melhor tinta para drywall? Como fazer uma pintura de qualidade? Qual o melhor acabamento? Continue a leitura e entenda como fazer uma aplicação perfeita de tinta no drywall.

Qual é a tinta ideal para drywall?

O primeiro ponto de atenção ao trabalhar com esse material é entender quais são as melhores tintas para drywall.

Segundo a Associação Brasileira do Drywall, a superfície do gesso acartonado poderá receber todo o tipo de tinta desde que atenda às especificações da norma ABNT NBR 15079. 

Segundo a Associação Brasileira do Drywall e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), a superfície do gesso acartonado pode receber todo o tipo de tinta desde que atenda às especificações da norma ABNT NBR 15079. 

Mas a tinta não é o único tipo de acabamento que o sistema drywall pode receber. Nele também pode ser aplicado texturas, papel de parede, tecidos e revestimentos cerâmicos.

Para um acabamento premium, é possível utilizar massa corrida sobre toda a superfície a fim de regularizar defeitos e imperfeições da superfície.

Quais são os cuidados que preciso tomar durante a pintura?

1º passo: analise a área que será pintada

Assim como quando pintamos uma construção de alvenaria, existem alguns cuidados que fazem toda a diferença na aplicação final do produto. Apesar do drywall ser um produto industrializado, que segue diferentes normas e padrões, é possível que haja algum tipo de imperfeição ou dano causado durante a instalação.

2º passo: esconda as imperfeições da superfície da placa

Com a análise completa, chegou o momento de esconder todos os defeitos da parede. Isso inclui correções encontradas no passo anterior, que precisam ser arrumadas para evitar frustrações após a pintura, além de pontos em que há partes da estrutura. Um exemplo são as cabeças dos parafusos.

Para conseguir uma parede lisa e plana, será necessário tratar as juntas com fitas e massas próprias para drywall. Essas massas também podem ser usadas nas imperfeições e cabeças dos parafusos, por exemplo.

Com a massa completamente seca, lixe as áreas que receberam o tratamento para eliminar as rebarbas de massa e irregularidades. Ah, e não se esqueça de remover todo o pó que foi acumulado após o procedimento, ok?

Para um acabamento ainda melhor, é possível aplicar mais uma demão de massa ou fundo que deverá ser lixada toda a área com a lixa grana 220/280, aplicada também com uma base.

3º passo: organize tintas e ferramentas

Antes de começar a passar tinta pelas paredes, existe mais um passo que muitos deixam de lado, mas que pode poupar muito retrabalho e dor de cabeça. E esse passo é a organização do trabalho.

Checar se todas as tintas estão uniformes, se todos os produtos necessários para a diluição estão disponíveis nas quantidades necessárias, a qualidade dos pincéis e rolos. Enfim, se certificar que não haverá problemas durante o trabalho.

4º passo: comece a pintura

Agora começa a fase da pintura! Para que ela seja mais rápida e tenha um melhor acabamento, nós sugerimos iniciar pela pintura dos cantos e junções da parede com o teto e rodapé com um pincel.

O pincel deve estar levemente inclinado a 30 graus da parede e seguir uma linha reta. Para tirar a marca das cerdas, é possível passar um pequeno rolo em seguida. 

Depois, com um rolo grande, a tinta é aplicada no resto da parede começando do teto até o chão. Caso você tenha um pé-direito alto, um truque é o auxílio de um cabo de vassoura como extensor para o rolo.

Com todos esses cuidados, temos certeza que sua pintura será mais uniforme, rápida e eficiente.

3 inspirações para renovar um ambiente com a pintura

A tinta deixou de ser apenas uma “cobertura” nas paredes e ganhou mais destaque nos canteiros de obras por todas as suas possibilidades. Afinal, o que é uma parede senão uma enorme tela em branco, não é mesmo?

E agora que você já sabe como pintar uma parede de drywall com qualidade, vamos nos inspirar com as possibilidades? 

Começando com uma ideia mais básica, que é a distinção de cômodos em um layout integrado. Apesar de estarem próximos, cada área do lar pode ter uma sensação e um visual diferente graças à cor das paredes e à decoração escolhida.

Image

E o toque de cor não precisa estar em toda a parede. No exemplo abaixo, o destaque do espaço são as faixas pintadas verticalmente - que também ajudam a dar a ilusão de um pé-direito mais alto.

Já nas outras áreas, você pode optar por uma cor mais suave, que aumentará o contraste. A Quartzolit oferece três linhas de tinta, todas com cores suaves que agregarão mais elegância ao seu projeto.

São elas:

  • parede nova quartzolit: tinta acrílica econômica de alta qualidade, de acabamento fosco.
  • rende mais quartzolit: tinta acrílica standard de acabamento fosco, com alta qualidade e consistência, excelente cobertura e durabilidade, de baixo odor e secagem rápida.
  • toque fino quartzolit: tinta acrílica premium de acabamento fosco, com alta performance, excelente cobertura e durabilidade, de baixo odor e secagem rápida.
Image

Outra sugestão para agradar os clientes é usar o tom sobre tom. Nesse caso, a escolha de vários tons de azul e verde rejuvenesceu o ambiente e deixou-o mais descolado e jovem.

Image

E se você pensava que o cimento queimado não podia participar de um projeto com drywall, temos uma boa notícia! Ele não só pode, como oferece um resultado ainda melhor nesse tipo de construção, que é mais lisa.

Mas, para que ele tenha um bom resultado, é necessário aplicar uma demão de selador acrílico diretamente sobre a parede para igualar a absorção do drywall e tratamento de juntas acrílico antes do efeito cimento queimado, ok?

Caso a parede esteja irregular por conta do tratamento de juntas, a massa corrida também pode ser aplicada para regularizar a superfície antes da aplicação do selador acrílico.

Image

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Agora é só subir as mangas e começar a transformar o seu projeto em realidade. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco que lhe ajudaremos no que puder!