Construção
4 minutes min

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COM DRYWALL: A RECICLAGEM DE GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

design_sem_nome

Quer saber como funciona a reciclagem na construção civil e como você pode reduzir os impactos gerados pelos resíduos do setor usando o drywall? Leia aqui.

A reciclagem de gesso na construção civil é uma forma de fazer o produto voltar à cadeia produtiva e ser reaproveitado para a fabricação de novas placas.

A construção civil é considerada a maior geradora de resíduos de todos os setores produtivos do país, segundo o Instituto Ethos, Organização Não Governamental (ONG) especializada em meio ambiente.

O surgimento de tecnologias inteligentes, como o drywall, é o caminho para o reaproveitamento de materiais, redução de custos e preservação do meio ambiente.

A placa de gesso é um dos únicos produtos do setor que completa o ciclo da reciclagem, ou seja, seus restos podem ser recolhidos e processados.

Quer saber como funciona a reciclagem desse tipo de gesso? Continue a leitura.

Veja também > Sistema drywall: o que é e quais tipos existem?

Quais as etapas da reciclagem?

Muitas pessoas pensam que reciclar algo é apenas não descartar determinado produto junto ao lixo orgânico, o que é um conceito errado.

Em especial a reciclagem de gesso na construção civil, envolve todo um processo até que ele retorne à cadeia produtiva e seja reutilizado para se transformar em um novo produto.

Para que o material seja reutilizado novamente, ele passa por algumas etapas, partindo do princípio de que só será descartado quando não for mais útil para o fim no qual se destina.

Essas etapas são:

  • coleta: deve ser separado dos demais resíduos da obra, ou seja, precisa existir uma caixa ou caçamba onde serão depositados os restos de drywall que não foram utilizados na obra;
  • armazenagem: tudo que for coletado deve ser mantido em lugar seco, para que o gesso não receba água ou sofra influência de umidade;
  • transporte: todo o material deve ser transportado de acordo com a legislação municipal vigente;
  • encaminhamento: os resíduos devem ser encaminhados devidamente às Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs) licenciadas pelas prefeituras para receber resíduos de gesso.

Quais os impactos dos resíduos da construção civil?

Tão importante quanto saber como funciona a reciclagem de gesso na construção civil, é compreender os efeitos que o descarte incorreto desses resíduos podem gerar ao meio ambiente.

De forma geral, os resíduos do setor comprometem o tráfego das águas e a drenagem, causando enchentes. Também são responsáveis pela degradação do solo, das vias e do meio ambiente em si.

Os entulhos também favorecem a proliferação de ratos, baratas, moscas, fungos e vírus, comprometendo a saúde e o bem-estar de todos.

As placas de drywall são formadas por sulfato de cálcio di-hidratado. Em caso de descarte incorreto, essa substância, ao entrar em contato com o oxigênio da água, se oxida, tornando-se tóxica, contaminando solos e lençóis freáticos.

Nesse sentido, a reciclagem de gesso na construção civil, bem como de outros materiais, promove a economia financeira para quem está construindo, auxilia na redução da geração de resíduos e na proteção do meio ambiente.

Drywall de qualidade é da Placo

Agora que você já sabe mais sobre a reciclagem de gesso na construção civil, na hora de construir escolha o drywall da Placo.

Focamos na produção de soluções sustentáveis que possibilitem obras mais limpas, rápidas e com menos descarte de resíduos.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais.

Agora que você já sabe mais sobre a reciclagem de gesso na construção civil, continue no nosso site e veja como nós auxiliamos a sua obra a ser mais sustentável.

Você também pode se interessar pelo conteúdo > Obras sustentáveis: 5 exemplos para você se inspirar

Fontes:

https://www.ecodebate.com.br/2009/05/18/geracao-de-residuos-de-construcao-civil-desafios-e-solucoes-artigo-de-carol-salsa/

https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/25569