Endereço

Placo do Brasil
Av. Valentina Mello Freire Borenstein,
333 - Vila Sao Francisco,
Mogi das Cruzes - SP, Brasil

Obras sustentáveis: 5 exemplos para você se inspirar

By • Construção

mai
18
Exemplos de obras sustentáveis

Veja 5 exemplos de obras sustentáveis pelo mundo e entenda a importância de minimizar o impacto da construção no meio ambiente!

Algumas obras que passaram a ser levantadas pelo Brasil e pelo mundo nos últimos anos trouxeram a discussão de um tema cada vez mais indispensável no ramo da construção civil: a sustentabilidade.

Um dos grandes desafios que existiam até a criação de materiais que proporcionam a economia de resíduos naturais, era a minimização dos impactos provocados pelas obras devido a atividades nocivas de extração de matéria-prima e geração de resíduos poluentes. 

No artigo a seguir, você vai conferir 5 exemplos de obras sustentáveis, suas principais características e porque adotar essa prática para sua construção ou reforma. Acompanhe!

As vantagens da sustentabilidade para a construção civil

Além de beneficiar o meio ambiente, as obras sustentáveis na construção civil trazem uma série de vantagens para o proprietário. Com o consumo consciente, reaproveitamento de resíduos e diminuição de desperdício, há uma economia no custo final. 

Desta forma, as principais vantagens das obras sustentáveis são:

  • redução dos impactos ambientais;
  • redução de gastos em materiais;
  • otimização dos processos da obra;
  • maior conforto aos moradores, devido aos cuidados arquitetônicos sustentáveis, como controle de conforto térmico e acústico e de iluminação;
  • aumento do apelo e conforto visual;
  • valorização da obra pela qualidade e durabilidade.

A alternativa sustentável tem se tornado cada vez mais comum pela sua eficiência e praticidade, além da grande influência positiva no meio ambiente, outro motivo para impulsionar a valorização. 

 

5 exemplos de obras sustentáveis

Para você se inspirar no uso de materiais ecologicamente corretos, harmonizando os processos da construção com o meio ambiente e realizando um projeto focado em economia e sustentabilidade, selecionamos 5 exemplos de obras sustentáveis.

1. Prédio residencial em Milão, Itália

Green Building

O Green building (edifício verde, em inglês) é um espaço que leva benefícios econômicos e à saúde utilizando sustentabilidade em todas as fases da construção.Este prédio residencial de Milão usou materiais diferentes dos convencionais e disponibilizou áreas verdes em todos os apartamentos. Essa ação proporcionou aos moradores a diminuição do desperdício de água, melhor qualidade de ar nos imóveis e conservação de recursos naturais.

2. Arena Castelão, Fortaleza

Arena Castelão

A Arena Castelão foi o primeiro estádio na América Latina a receber o certificado LEED (concedido pela ONG americana U.S. Green Building Council). O destaque fica  por conta do reaproveitamento de estruturas existentes, consumo eficiente de água, descargas a vácuo, coleta de resíduos, controle de iluminação e fumaça, uso de materiais ecologicamente corretos e condicionamento de ar diferenciado.

3. Estádio Mineirão em Belo Horizonte, Minas Gerais

Estádio Mineirão

Assim como o estádio de Fortaleza, o Mineirão investiu em sustentabilidade e também ganhou o selo Platinum da LEED após sua reforma para a copa do mundo. Este outro exemplo de obras sustentáveis reutiliza e recicla mais de 90% dos resíduos gerados e conta com reservatório para armazenar água de chuva, que é utilizada para irrigação do campo e descargas dos banheiros. 

Além disso, foi instalada em suas dependências uma usina solar fotovoltaica, gerando energia elétrica para iluminação do estádio e distribuição na rede da companhia do estado.

4. Apple Park na Califórnia, Estados Unidos

Apple Park

A sede da Apple localizada em Cupertino, Califórnia, é equipada com um sistema de ventilação natural tão eficiente que a construção não precisa de ar condicionado ou aquecedor por até 9 meses do ano. Outra forma incrível de sustentabilidade, não é mesmo?

5. BMW Welt em Munique, Alemanha

BMW Welt

O BMW Welt é um edifício com 73 mil m² em formato de duplo cone, o que proporciona uma sustentação para sua cobertura de forma impressionante. Seu telhado conta com placas fotovoltaicas que fornecem energia elétrica ao prédio, enquanto que o centro de seus cones contém um túnel que proporciona ventilação natural por aberturas automáticas. Suas redes de painéis de aço captam o calor conduzindo para a fachada de aço e vidro, auxiliando a manter o ar interno do edifício.

Você percebeu que obras sustentáveis são preocupação mundial e têm surgido como grandes tendências no mercado da construção civil? Aproveite esse modelo que veio para ficar e invista no melhor para sua construção sem causar danos ao meio ambiente.

Saiba mais sobre esse assunto conhecendo 5 razões para usar drywall na sua construção sustentável!

ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 019 25 40