GLASROC X

A Glasroc X é uma placa de gesso “glass mat” produzida com aditivos especiais e revestida nas duas faces por véu de vidro e composto polimérico. Essa composição proporciona uma alta resistência à umidade e raios UV, ótima estabilidade dimensional e evita a formação de mofo nas condições mais crítica

Vantagens

  • Facilidade e rapidez na instalação​
  • Leveza​
  • Excelente estabilidade dimensional​
  • Incombustível: classe IA​
  • Resistência a mofo e fungos​
  • Corta com estilete


Tire suas dúvidas

  • A Glasroc x é uma placa adequada para utilização em temperaturas ambiente maior que 49° C ?

Sim! A Glasroc X, produzida no Brasil pela Placo, foi desenvolvida levando em consideração nossas condições climáticas e pode ser aplicada em ambientes com temperaturas de até 70°C sem mudança na sua composição. Já com o sistema completo é possível alcançar até 80°C conforme teste de choque térmico que consta em nosso RTA e está totalmente de acordo com a norma de desempenho.

  • Existe algum risco para minha instalação de fachada, utilizar como tratamento sobre a placa somente o Basecoat sem o painel de isolamento térmico externo?

Não! Após muitos estudos, testes e validações rigorosas validações internas e de laboratórios externos como o IPT, passamos a recomendar essa aplicação. Além de alguns países da América Latina seguirem essa mesma recomendação, temos também outros países como Espanha, Itália, Turquia, Grécia, entre outros.

  • Por ter composição de gesso, a placa possui alta absorção de água, podendo danificar a placa?

A Glasroc x é um produto de alta tecnologia, que possibilita sua utilização em ambientes externos nos mais variados tipos de projetos. Ela possui aditivos especiais em seu núcleo que repelem água (absorção total menor que 5%). Conta com fibras de vidro que reforçam sua resistência mecânica e um revestimento especial que a torna incombustível e garante sua resistência contra água, umidade e raios UV.

Além de disso, a placa possui uma absorção de superfície de 45-90g/m², garantindo que mesmo em caso de fissuração da argamassa, a água não entrará em contato com o núcleo de gesso, devido seu revestimento de véu, que impede essa ação.

  • A placa Glasroc X é um revestimento temporário para instalação em fachadas externas, com validade de 6 meses?

Não! A Placo do Brasil recomenda que a placa fique exposta a intempéries por no máximo 1 ano, dentro desse prazo deve ser executado o tratamento de juntas e a camada de cobertura superficial com o Placoplast Basecoat Placo. Dessa forma, o sistema atenderá o tempo de vida útil do projeto.

  • A Glasroc X só pode ser utilizada como revestimento de tijolos, fachada cerâmica ventilada, ou sistema EIFS (EPS ou XPS)?

Não! Além do Brasil, temos outros países da Europa e até mesmo nos Estados unidos que recomendam a utilização da GRX com o sistema DAFS (sistema de acabamento aplicado direto sobre a placa) e não foi mapeada nenhuma reclamação para esse tipo de aplicação.

  • Fachadas executadas no sistema DAFS são garantidas pelas construtoras, respaldadas pelos fornecedores do sistema, que atendem à garantia contra defeitos de fabricação de seus produtos.

Essa é uma verdade que acontece em todo mundo! A Placo do Brasil garante a performance de seus produtos ofertados ao mercado. E por sua vez, o instalador tem a responsabilidade de garantir a correta execução do sistema, sempre seguindo as devidas recomendações de instalação e utilização dos componentes complementares do sistema.

  • Existe algum tipo de norma para a placa GRX ?

Sim! Existem inúmeras normativas internacionais e nacionais, tanto para placa como para o sistema.

No Brasil temos: NBR 15575 – Edificações Habitacionais - Desempenho NBR 16831 - Chapas de Gesso Diferenciadas para Drywall RTA IPT 158022-205 - desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para validação da placa Glasroc X para aplicação em fachadas.

Internacionalmente temos: ASTM C1177 - Standard Specification for Glass Mat Gypsum Substrate for Use as Sheathing ASTM C473 - Standard Test Methods for Physical Testing of Gypsum Panel Products EN 15283 - Gypsum boards with fibrous reinforcement - Definitions, requirements and test methods.

  • Onde posso aplicar a placa Glasroc X ?

Com uma placa como a Glasroc X você pode e deve utiliza-la em obras de grande relevância, pois garante maior produtividade, flexibilidade e facilidade nas instalações! É um produto para aplicação em ambientes com exposição direta à intempéries (fachadas, beirais e aplicações externas), tendo a possibilidade também de aplicação interna em ambientes sem exposição direta à intempéries (banheiros de uso frequente, vestiários, cozinhas industriais, piscinas e ambientes semiprotegidos, tais como átrios e varandas).


Infográfico

Faça o download.

Aplicação

  • A Glasroc X possui tecnologia especialmente desenvolvida para uso em vedações externas e em áreas sujeitas a ação de intempéries. É compatível com os principais sistemas construtivos leves de vedações externas, tais como o Light Steel Frame (LSF). Pode ser revestida com as técnicas de rendering direto.

Áreas externas: fachadas (fachadas in fill e fachadas cortina) e vedação externa para construções em Light Steel Frame.

Áreas protegidas e semiprotegidas: varandas, terraços, shafts e área sujeitas à ação de vento com umidade elevada não exposta às intempéries.

Áreas internas: vestiários de uso frequente, áreas de box, áreas de subsolo, cozinhas e lavanderias industriais, spas e piscinas.

Characteristic

Categoria
CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS VALOR NOMINAL TOLERÂNCIA
ESPESSURA (mm) 12,5 ± 0,5
LARGURA (mm) 1.200 +0 / -4
COMPRIMENTO (mm) 2.400** +0 / -5
UNIDADE (m²) 2,88 -
ESQUADRO (mm) ≤ 2,5 -
LARGURA DO REBAIXO (mm) 54 40 – 80
PROFUNDIDADE DO REBAIXO (mm) 1,5 0,6 – 2,5

 

 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MECÂNICAS VALOR NOMINAL
DENSIDADE SUPERFICIAL (kg/m²) 11 a 12
RESISTÊNCIA À RUPTURA NA FLEXÃO LONGITUDINAL (N)
Norma de referência - ABNT NBR 16831:2020
≥ 550
RESISTÊNCIA À RUPTURA NA FLEXÃO TRANSVERSAL (N)
Norma de referência - ABNT NBR 16831:2020
≥ 210
DUREZA SUPERFICIAL (mm)
Norma de referência - ABNT NBR 16831:2020
≤ 15
ABSORÇÃO TOTAL DE ÁGUA (%)
Norma de referência - ABNT NBR 16831:2020
≤ 5
ABSORÇÃO SUPERFICIAL DE ÁGUA (g/m²)
Norma de referência - EN 520
≤ 180
VARIAÇÃO DIMENSIONAL POR EFEITO DE UMIDADE (%)
Norma de referência – NBR 15498
0,3
DEFLEXÃO À ÚMIDO (mm) ≤ 6
CONDUTIVIDADE TÉRMICA (W/mk) 0,1865
INCOMBUSTIBILIDADE
Norma de referência – ISO 1189
Classe I (Incombustível)
TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO DAS PLACAS INSTALADAS SEM BASECOAT (meses) 12
CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A ABNT NBR 16831:2020 GM tipos E, F, H e I

Documentos

Selecionar todos
FISPQ
1 datasheet related with the system
1 datasheet related with the system
12_Placoplast Basecoat
Ficha Técnica
5 datasheets related with the system
5 datasheets related with the system
Ficha Técnica
Ficha Técnica - MALHA GRX PARA JUNTAS (10 CM)
Ficha Técnica - MEMBRANA HIDRÓFUGA TYVEK​
ficha_tecnica
Ficha_Técnica_Glasroc X_REV31
Guia de produto e instalação
1 datasheet related with the system
1 datasheet related with the system
ws_0119_21a_guia_glasroc_2021_a4_af1_dig_compressed