Decoração
4 minutes min

VOCÊ SABIA QUE O ÍNDICE DE PERFURAÇÃO DE FORROS ACÚSTICOS PODE AJUDAR NA ABSORÇÃO SONORA?

voce_sabia_que_o_indice_de_perfuracao_de_forros_acusticos_pode_ajudar_na_absorcao_sonora_0

Você sabia? Para cada situação utiliza-se um forro acústico com uma perfuração diferente. Veja como esse material pode ajudar na contenção do som.

Os forros de gesso são uma alternativa muito assertiva para quem procura conforto acústico com funcionalidade, qualidade e design. Adaptáveis e fáceis de instalar, eles possuem características que devem ser levadas em conta na hora de projetar um ambiente.

Esse texto irá abordar como o índice de perfuração de forros acústicos pode ajudar na absorção de ruídos e mostrar que essas chapas com cavidades fazem toda a diferença no tratamento acústico.

Antes de iniciar o assunto, é preciso saber que absorção sonora não é equivalente ao termo isolamento acústico.

Absorção sonora x isolamento acústico

Essas são duas maneiras diferentes de buscar um conforto auditivo e quase sempre são confundidas. 

Para ficar mais fácil, é preciso entender que essas são duas etapas diferentes no processo de tratamento acústico. Esse termo, tratamento acústico, refere-se à análise de ambientes para buscar soluções que reduzam ruídos e que proporcionem conforto ao local.

Essa análise é feita por especialistas de acústica, e para realizá-la são necessárias algumas ferramentas, como por exemplo o medidor de nível de pressão sonora, que precisa estar certificado e calibrado. 

A absorção sonora é responsável por distribuir de forma equalizada as ondas sonoras de dentro do ambiente. Também conhecida como reverberação, essa ação necessita de materiais que contenham a capacidade de absorção, resultando em diminuição do ruído interno. 

Essa absorção é feita com materiais porosos ou fibrosos, com alta capacidade de retenção, permitindo que o som seja dissipado por sua estrutura. 

Já o isolamento sonoro permite que ruídos externos não atrapalhem o ambiente interno e também que a emissão de sons produzida internamente não vaze para fora do ambiente. Para que essa ação seja completa, é necessário que o local seja revestido de materiais especiais, e é importante não haver vãos ou fissuras que comprometam o isolamento.

Tipos de perfurações

Os forros podem possuir diversos tipos de perfurações que entregam finalidades distintas quando o assunto é tratamento acústico.

Em blocos, redondas, quadradas ou com padrões aleatórios, esses tipos de cavidades ajudam a completar o processo de absorção dos sons já que os ruídos entram por dentro dessas aberturas tendo contato com o material absorvedor. Desta forma, para cada caso há uma indicação diferente dessa configuração.

A Placo trabalha com alguns tipos de forros de diferentes perfurações, e você pode conferi-los abaixo:

Gyptone

Essa linha apresenta ótima capacidade sonora e alta resistência ao fogo. O Gyptone possui tecnologia Activ’Air®, que melhora a circulação do ar, resultando também em odores mais agradáveis no dia a dia. 

A linha Gyptone® possui dois padrões de forros, que são o Gyptone Quattro 20 e o Gyptone Big Quattro 41, sendo o Quattro 20 um forro removível com borda tegular e o Big Quattro 41 um forro monolítico.

Rigitone

Placas de gesso perfuradas que atendem às mais exigentes necessidades de conforto acústico. Quando instaladas, não apresentam juntas aparentes, são duráveis, têm um excelente acabamento. A combinação com elementos estéticos oferece inspiração para um design diferenciado em ambientes internos. 

A linha de forros de gesso Rigitone possui tecnologia Activ’Air®, que filtra o ar local, retira maus odores e melhora a qualidade interna do ar. A aplicação da lã de vidro Isover é indicada para os forros Rigitone, pois proporciona o isolamento acústico do ambiente.

Todos os forros da linha Rigitone são monolíticos e estão disponíveis em 4 modelos: 12/25Q12/25R8-15-20 e 12/20/66.

Gyprex Clean

Forro de gesso removível, duplamente revestido com película de PVC na face aparente e película de alumínio na face posterior. Disponibilizado nas marcas Sonex e Placo com a mesma qualidade e performance.

Ideal para todos os tipos de ambientes, inclusive em locais que requerem elevados padrões de higiene e limpeza, como cozinhas de restaurante e laboratórios científicos. 

Os forros acústicos são opções muito modernas e eficientes, mas para quem busca aprimorar ainda mais a performance acústica do ambiente, é recomendado o uso da Lã de Vidro Isover, como citado acima. Esse material entrega também um excelente isolamento térmico, e você pode conferir outros detalhes acessando esse artigo aqui em nosso site.

Aproveite para conhecer todo nosso Portfólio Acústica & Design, tenha maior garantia e segurança em seus projetos.