Reforma
5 minutes min

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MANUTENÇÃO DE DRYWALL

tudo_que_voce_precisa_saber_sobre_manutencao_de_drywall

Realizar manutenção nas placas drywall é tão simples quanto instalar. Confira as instruções para realizar a limpeza e reparar paredes e forros com drywall.

Manutenção de drywall: problemas e soluções

Para que as paredes de drywall durem o tempo estipulado pelo fabricante é preciso que sejam instaladas adequadamente e recebam manutenção assim que algum problema vier à tona. 

Pequenos furos, rachaduras ou fissuras no drywall precisam ser reparados o mais rápido possível para que a integridade da placa se mantenha. Os procedimentos são simples, qualquer profissional com experiência em construção a seco pode fazê-los, contratá-los é uma maneira rápida e eficiente para resolver o problema. 

Caso seja um adepto do “faça você mesmo”, você pode se aventurar e fazer os reparos por conta própria. Além de economizar um dinheiro, vai ficar craque nas manutenções de suas paredes drywall e mantê-las sempre em perfeito estado.

Agora, vamos te apresentar os problemas mais comuns e qual tipo de manutenção é adequado para cada um deles. Veja.

Minha parede drywall está suja, como limpá-la corretamente?

Além de ser fundamental para boa aparência e higiene dos ambientes, a limpeza das paredes drywall também é necessária antes dos reparos a fim de aumentar a aderência dos produtos utilizados para a manutenção.

A limpeza é simples e feita quase da mesma forma utilizada para as paredes de alvenaria. Um pano levemente umedecido em água com sabão, algumas borrifadas de sabão na parede e esfregar suavemente até que toda a sujeira saia. 

A grande diferença é que, no final da limpeza de cada região do drywall, é preciso secá-la muito bem para que os fluidos não infiltrem na parede e causem danos comuns relacionados com excesso de umidade.

Uma boa dica é usar água morna, pois ela aumenta a eficácia e velocidade da limpeza. Também é importante usar escova ou bucha somente quando a área estiver muito suja, pois elas danificam o acabamento do drywall. Por isso é tão importante fazer a limpeza periodicamente para evitar que a sujeira impregne nos poros da placa.

O que é preciso fazer para corrigir pequenas avarias e furos na parede drywall?

processo_de_emplastro_a_parede_com_putty-faca._superficie_da_parede_da_fixacao_e_preparacao_para_a_pintura_conceito_home_da_renovacao

 

 

 

 

 

 

 

Fazer pequenos reparos em paredes e forros é muito simples. Primeiro, limpe a área a ser reparada, preencha os furos e/ou imperfeições com massa MAP® da Placo e espere secar. Se for preciso mais uma demão de massa, basta esperar que a primeira seque.

Depois que a etapa da massa terminar e ela secar, basta lixar e pintar ou revestir.

No caso de trincas, o que deve ser feito?

O procedimento é tão simples quanto para tapar furos e corrigir avarias, são apenas alguns passos a mais e você precisa usar os produtos corretos.

Comece limpando a região. Depois aplique uma camada de massa Placomix® ou Placojoint® sobre as trincas. Em seguida, passe a fita de papel Placo sobre a massa e a cubra com uma nova camada de massa.

Depois que a área estiver completamente seca é só lixar e pintar novamente. Caso a demão de massa por cima da fita não baste para corrigir as trincas, é preciso aplicar mais uma demão utilizando uma espátula maior, esperar secar, lixar e pintar.

Como fazer manutenção hidráulica ou elétrica no ambientes com paredes drywall

Caso seja necessária uma manutenção no sistema hidráulico ou elétrico entre paredes drywall o reparo é mais trabalhoso, porém pouco complexo.

Acompanhe as instruções a seguir:

  • Faça um corte na área a ser preparada usando um serrote;
  • Repare os tubos ou fiação;
  • Dentro da placa, parafuse pedaços de perfis metálicos para drywall ou tacos de madeira e fixe-os em pelo menos quatro pontos ao redor da abertura para que sirvam de apoio para a placa de fechamento;
  • Corte um pedaço de placa drywall no tamanho do recorte e utilize-a para o fechamento da abertura na parede;
  • Parafuse os pontos de apoio nos perfis ou tacos;
  • Feche os vãos livres com uma primeira camada de Placomix® ou Placojoint® PR2;
  • Passe a fita de papel Placo em todo o perímetro do recorte e pressione com uma espátula;
  • Após secar a primeira demão de massa aplique um nova camada de Placomix® ou Placojoint® PR2;
  • Depois que o reparo estiver completamente seco, lixe e refaça a pintura.

E quando a parede tiver um revestimento cerâmico, qual o procedimento para a manutenção?

Mesmo quando a parede for revestida com cerâmica o procedimento de manutenção em paredes drywall continua simples. Observe o procedimento correto para esses casos:

  • Realize o recorte na placa na linha do rejunte utilizando um serrote de ponta;
  • Assim como nas manutenção elétrica ou hidráulica, parafuse na parte interna do drywall pedaços de perfis metálicos ao redor da abertura para que sirvam de apoio à placa de fechamento;
  • Corte um pedaço de drywall na medida do vão aberto e parafuse-o nos perfis previamente fixados;
  • Cubra a cabeça dos parafusos e vão livres utilizando Massa MAP®;
  • Para revestir novamente com cerâmica, utilize argamassas colantes específicas para drywall, como a cimentcola flexível ACIII quartzolit;
  • Coloque a cerâmica e rejunte utilizando rejunte cerâmicas quartzolit.

Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você aprendeu tudo o que precisava para realizar manutenção em paredes e forros Drywall. Saiba que todos os materiais necessários, como as massas, fita, argamassa e rejunte podem ser encontrados nas linhas de produto da Placo e da Quartzolit

Quer saber mais? Então acesse

  1. Especificações e dimensionamento do drywall: ferramentas e dicas