Construção
Decoração
Reforma
Vantagens do Drywall
4 minutes min

TIPOS DE GESSO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ACARTONADO, EM PÓ, PLACAS E BLOCOS?

tipos_de_gesso

Atualmente existem quatro tipos de gesso bastante encontrados no mercado: acartonado, em pó, placas e blocos. Vamos descobrir a diferença entre eles?

Encontrado em abundância no Brasil, por termos aqui muitas reservas deste mineral, o gesso é obtido através da calcinação da rocha gipsita. Trabalhar com esse material pode facilitar e agilizar muito o processo de construção de casas, e essa alternativa tem sido bastante procurada por profissionais da construção civil devido suas diversas utilidades. 

Além de substituir blocos de concreto para erguer paredes e sustentações em obras, o gesso é versátil, podendo ser usado para diversos fins, como revestimentos, divisórias, forros e até decorações. 

As opções no mercado são várias: gesso acartonado, em pó, placas e blocos, e como existem muitas aplicações para este material, você vai conferir abaixo os diferentes tipos de gesso, suas as vantagens, diferenças entre suas variações, suas propriedades e quais são as suas finalidades. Acompanhe!

Gesso acartonado

O gesso acartonado é o material utilizado para a instalação de Drywall e é um dos tipos mais requisitados na construção civil. Um dos grandes motivos para sua fama, além da praticidade, é a sua grande variedade de tamanhos, formatos e aplicações.

Esse segundo nome, acartonado, é devido ao uso de papel-cartão em seu revestimento. É um material pré-fabricado prático, pronto para obra e que não depende de argamassa. 

Esse tipo de gesso é ideal para a construção de sancas, forros, paredes, divisórias e até mesmo móveis.

Suas vantagens são diversas, como por exemplo, ganho de espaço útil, facilidade no processo de instalação, e execução rápida e limpa. Saiba mais sobre o drywall conhecendo as Placas Placo. 

Ideal para: ambientes internos, de variados usos, já que existem diversos tipos de placas de gesso acartonado. Você pode conhecê-las clicando no link acima.

Gesso em pó

Utilizado para pequenos reparos, como para preencher espaços, buracos ou tapar rachaduras, esse tipo de gesso é um ótimo substituto para cimentos e massas corrida, por exemplo.

Enquanto o cimento para reboco tem o preparo mais trabalhoso e é mais difícil realizar o acabamento, com a utilização do gesso é possível encontrar um bom resultado com uma só demão, além da facilidade na hora de nivelar e de limpar o espaço.

A principal diferença deste gesso para os demais é que ele vem em pó e possui a necessidade de água em seu uso, para dar liga. Mas mesmo com esse fator, sua aplicação é rápida e simples.

Ideal para: ser usado para tornar superfícies planas, fazer acabamentos e detalhes decorativos. 

Gesso em placas

Essa é uma denominação que traz confusão para quem pensa em placas de gesso e drywall. Aqui, no blog da Placo, você pode encontrar essa informação mais detalhada. 

As principais diferenças são no tamanho e no uso desses materiais. As placas de gesso são quadradas e tem 60 cm x 60 cm. Já o drywall pode chegar a 120 x 240 cm. 

O gesso em placa é mais pesado e é bastante utilizado para ambientes menores, tendo uma vantagem na instalação da parte elétrica, já que não precisa de barras de sustentação em sua estrutura. Porém, trabalhar com esse modelo é mais trabalhoso e causa mais sujeiras em sua instalação. 

Ideal para: ambientes menores por ser mais pesado e correr risco de haver dilatação em seu material. 

Image

Gesso em blocos

Você se recorda que no começo do texto mencionamos que o uso do gesso pode trazer rapidez na construção de um imóvel? Além da sua utilização em balcões e divisórias, o gesso em bloco trouxe também a possibilidade de construir estruturas de edificações, fazendo as vezes dos blocos de concreto.

Esses blocos são pré-moldados e apresentam uma superfície bastante lisa, tirando a necessidade de rebocos ou chapisco para dar o acabamento final. 

Atente-se na hora de construir com blocos de gesso, já que esses podem ter propriedades diferentes, como o bloco azul, que apresenta maior resistência à umidade. 

Ideal para: paredes internas de residências, divisórias e paredes que necessitam de maior resistência e dureza. Também vem sendo utilizado para decoração devido suas superfícies lisas e homogêneas. 

Agora que explicamos as principais diferenças entre esses quatro tipos de gesso, você tem muito mais segurança para escolher o melhor uso em sua obra, optando por resistência, dureza, custo-benefício ou aparência, por exemplo.

Confira em nosso site as soluções Placo para essa etapa da sua obra.