Construção
4 minutes min

SISTEMA DRYWALL: O QUE É E QUAIS TIPOS EXISTEM?

a_construcao_a_seco_e_mais_rapida_e_mais_economica_que_a_construcao_em_alvenaria

Você realmente sabe o que é um sistema drywall? Entenda o conceito e descubra quais são os principais sistemas existentes hoje no mercado.

O dicionário de Cambridge descreve o drywall como “material constituído por duas folhas de papel grosso com uma camada de gesso entre elas, usado para fazer paredes e tetos”.

Apesar dessa descrição ser correta, ela mostra um problema comum entre as pessoas: pensar no drywall apenas como as placas que “montam” as paredes.

Para acabar com as dúvidas, preparamos um texto para que você finalmente entenda o que é o sistema drywall e quais são os tipos existentes hoje no mercado. Vamos lá?

O que é o sistema drywall?

O sistema drywall pode ser definido como uma tecnologia de construção a seco composta por perfis, recheio - que é o tratamento acústico (lã mineral Isover) - e placas de gesso nas duas faces. As placas, pré-fabricadas, são revestidas com papel cartão ou véu de fibra de vidro para serem fixadas em estruturas de aço galvanizado para a construção de paredes, forros ou revestimentos.

Esse sistema, inventado em 1916 nos Estados Unidos, permite que a construção seja muito mais leve, rápida e barata do que as construções de alvenaria - e é por isso que ela tem se popularizado aqui no Brasil.

Quais são os tipos de sistema drywall?

Agora que já abordamos o que é um sistema drywall, vamos olhar para os diferentes tipos existentes no mercado atualmente?

Apesar de serem parecidos e compartilharem alguns dos mesmos produtos, cada um dos diferentes sistemas drywall possuem componentes distintos que agregam mais funcionalidades e vantagens às edificações. 

Com os produtos corretos e os perfis normatizados, a sua construção também ganha mais segurança e qualidade - dois pontos de atenção em qualquer canteiro de obra, não é mesmo?

Parede standard

Assim como o nome diz, as paredes em drywall standard (ST) são as “coringas” dentro dos sistemas drywall, sendo utilizadas tanto para forros quanto para paredes e revestimentos em áreas secas. Para quem está construindo, esse sistema leve e limpo oferece mais facilidade e rapidez na instalação.

Já para quem utilizará o espaço terá paredes de menor espessura e com desempenho acústico e térmico, permitindo um ambiente mais confortável e saudável. 

Parede resistente ao fogo (RF)

Image

As paredes resistentes ao fogo oferecem uma excelente proteção em caso de incêndio graças ao comportamento do gesso quando exposto ao fogo, aliado à qualidade dos produtos Placo. Ele, inclusive, cumpre os requisitos do Corpo de Bombeiros quanto ao seu desempenho.

O grande diferencial desse sistema são as placas resistentes ao fogo (RF) de 12,5 mm, que oferecem alta resistência para áreas com exigências de acordo com os requisitos normativos aplicáveis.

Importante saber que não é somente a placa que garante esse tempo de resistência ao fogo, e sim o sistema completo com perfis normatizados, massa, fita, parafuso, por exemplo.

Parede resistente à umidade (RU)

A placa em drywall resistente à umidade (RU) possui aditivos especiais que a possibilita ser utilizada em áreas úmidas, sendo ideal para uso em banheiros, cozinhas e lavanderias com total segurança. Quando adequadamente instaladas, garantem um excelente desempenho.

A norma pede que para uma placa de gesso ser instalada em áreas úmidas, ela precisa ter absorção total inferior a 5%, ou seja, ao deixá-la submersa na água por 2 horas, ela não pode absorver mais do que isso. Requisito esse que essa categoria atende.

Parede acústica

Uma forma prática, rápida e limpa de construir uma parede com excelente desempenho acústico, esse tipo de construção é ideal para dividir ambientes internos que necessitem de alto isolamento acústico, como hotéis, auditórios, salas de aula e bibliotecas.

Importante sempre considerar neste sistema o uso da Lã de vidro Isover Wallfelt - Solução ideal para quem busca uma barreira de som entre ambientes internos e uma melhor manutenção da temperatura local.

Além disso, a Placa Performa da Placo alcança elevados desempenhos em isolamento acústico, assim como resistência à impactos

Parede resistente à impactos

Image

O sistema drywall é rejeitado por muitos pela sua suposta baixa resistência - que não deixa de ser um mito. Mas para quem tem essa preocupação, existem soluções que possibilitam levar mais desempenho e resistência ao impacto graças à Placa Habito.

A Placa Habito possui desempenho superior às placas de gesso convencionais em relação a resistência a impactos. Mas não se preocupe: sua instalação é similar a de placas convencionais, com a mesma rapidez e facilidade.

Gostou das nossas ideias? Então continue acompanhando os nossos conteúdos sobre construção a seco. Se você quer saber mais sobre esse material, confira todas as vantagens do drywall.