Construção
5 minutes min

SISTEMA DE CONSTRUÇÃO A SECO PARA GRANDES OBRAS: DESCUBRA CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS

sistema_de_construcao_a_seco_para_grandes_obras_descubra_caracteristicas_e_beneficios

Conheça as características e benefícios do sistema de construção a seco para grandes obras e entenda o porquê do método ter ganhado tanto destaque nos últimos anos.

O sistema de construção a seco para grandes obras é uma excelente alternativa para ganhar velocidade, produtividade, economia e sustentabilidade em projetos de larga escala. 

Além de dispensar o uso de argamassas e água, este método construtivo é extremamente preciso e, por isso, tem desperdício mínimo ou nulo por consistir na montagem de estruturas leves, pré-fabricadas. Todos os materiais e acessórios têm suas quantidades calculadas no desenvolvimento do projeto.

Devido à agilidade, custos controlados e materiais pré-fabricados, essas obras entraram em destaque nos últimos anos. Hoje, no Brasil e em todo mundo, hotéis, escolas, hospitais, complexos corporativos, entre muitas outras grandes obras são edificadas com o método. 

Ultimamente, essas obras ganharam ainda mais evidência devido aos hospitais construídos em tempo recorde para o enfrentamento da pandemia, como o Hospital Modular de Nova Iguaçu-RJ, o módulo Covid em Porto Alegre-RS e o Hospital Municipal de Campanha de São Paulo. O exemplo de maior notoriedade foi o Hospital com 1000 leitos para tratamento da Covid-19 levantado em Wuhan em apenas 10 dias. 

Grandes obras com sistema de construção industrializado

O sistema de construção a seco para grandes obras é completamente industrializado. Os elementos da edificação erguida com este método, como colunas, vigas, lajes, paredes e etc, são trazidos prontos de fábrica na quantidade exata para a conclusão da obra. Tudo vem direto da linha de produção dos fornecedores pronto para ser montado.

Quando todos os elementos do sistema são integrados, dão forma, resistência e sustentação à edificação. As vigas de aço galvanizado utilizadas para estrutura são extremamente versáteis, podem atender qualquer tipo de projeto e simplificam (muito!) a instalação das redes elétrica e hidráulica.

Além disso, as características da estrutura permitem que diferentes tipos de soluções sejam aplicadas à ela para maximizar o conforto térmico e acústico dos ambientes da edificação. Bons exemplos são a lã de vidro como “recheio” das paredes e as placas de gesso de alta performance. Existe uma grande variedade de produtos e acessórios para entregar características especiais à edificação.

Quantidades enormes de recursos, como água, areia, tijolos, aço e cimento são dispensadas, tornando a obra mais organizada, segura, limpa e com fluxo desimpedido, sem o ir e vir de materiais por todo o canteiro. O resultado disso são obras com enorme diminuição de resíduos, menor custo e tempo de conclusão.

Esses fatores, entregam às obras feitas a partir de construção a seco os seguintes atributos:

  • Obra limpa sem acúmulo de entulhos e outros resíduos;
  • Dispensa o uso de água para levantar a edificação;
  • Alta durabilidade;
  • Resistência;
  • Sustentabilidade;
  • Economia de tempo.

Construção a seco: obras ágeis, versáteis, limpas e sustentáveis

As propriedades técnicas dos materiais utilizados na construção a seco para grandes obras promovem a eficiência energética das edificações. Com a utilização dos materiais adequados, o isolamento térmico é aumentado, assim, os ambientes se mantêm naturalmente mais agradáveis no verão e mais confortáveis no inverno, reduzindo significativamente os custos com climatização.

Outro ponto relevante são os impactos mínimos ao meio ambiente. O consumo de energia durante e após a obra é muito menor em relação às edificações feitas com outros métodos. Os materiais utilizados na obra podem ser reciclados facilmente, não existe desperdício e os resíduos para descarte são ínfimos.

Como toda a quantidade de materiais, tipos e ordem de processos são programados durante a etapa de desenvolvimento do projeto, as obras têm um prazo muito menor de execução quando comparadas a outros métodos construtivos.

Além disso, as grandes obras construídas a seco são muito versáteis, pois existe uma grande flexibilidade para mudança no layout ou personalização dos ambientes. Para fazer alterações na disposição de um cômodo, basta dispor ou remover as divisórias. Também é possível finalizar a obra com as bancadas, prateleiras, estantes, entre outros elementos estruturados pelos perfis metálicos e finalizados com as placas.

Caso sejam necessários atributos especiais, como isolamento acústico, exposição a altas temperaturas ou umidade, basta instalar as placas de gesso de alta performance específicas para cada aplicação e/ou aplicar lã de vidro no vão livre entre paredes.

Novidade Placo para construção a seco

Para usufruir de todos os benefícios da construção a seco para grandes obras é indispensável que todas as etapas sejam coordenadas por especialistas e feitas por profissionais treinados, além de utilizar todos os materiais e elementos adequados para o método construtivo e com qualidade certificada.

A Placo trouxe mais um produto para o seu portfólio de construção a seco, a Placa Performa RU que chegou para garantir 100% de especificação dos produtos diferenciados dentro de uma construção, pois pode ser aplicada também em áreas molhadas.

Image

Quais os atributos e informações técnicas da placa de drywall Performa RU?

  • Resistência a umidade;
  • 50% mais resistente a impactos se comparada as placas convencionais;
  • Liberdade de fixação (até 50 kg por ponto direto na placa);
  • Conforto acústico: reduz o ruído em até 50% se comparada as placas convencionais;
  • Fácil instalação.

Saiba tudo sobre esse lançamento agora mesmo e leve o melhor para suas obras. Fique por dentro da Placa Performa RU aqui.