Endereço

Placo do Brasil
Av. Valentina Mello Freire Borenstein,
333 - Vila Sao Francisco,
Mogi das Cruzes - SP, Brasil

Projetando escritórios: 5 dicas para você desenvolver projetos sem errar

By • Decoração

set
25
Dicas projetos escritórios

Trazemos 5 dicas com os principais aspectos a considerar na hora de projetar escritórios para atender às necessidades de qualquer negócio. Confira!

Na hora de projetar um escritório é muito importante considerar as necessidades de cada empresa, considerando o tipo de negócio e as particularidades de cada trabalho que será feito no ambiente, o número de funcionários que ficarão alocados e inclusive quais são os planos de crescimento.

Outro ponto muito importante é que o layout do escritório precisa refletir a identidade da empresa: sua cultura, missão, valores e o qual imagem ela deseja passar para seus colaboradores e clientes.

Entendendo esses pontos acima e como deve ser o relacionamento entre as áreas você poderá ir para os próximos passos. Confira!

1. Layout do escritório

Como arquiteto você tem várias formas possíveis para projetar o layout do escritório do seu cliente.

Se a ideia é que o escritório tenha áreas integradas para facilitar a interação entre as equipes, um espaço aberto sem paredes fixas e/ou poucas divisórias irá favorecer e facilitar essa troca entre os colaboradores.

Agora, quando são necessários espaços que oferecem maior privacidade, principalmente para trabalhos que exigem mais concentração, então nichos individuais ou espaços mais reservados com paredes em drywall, por exemplo, podem suprir essa demanda sem exigir que todo o escritório seja dividido por alvenaria e perca espaços integrados.

2. Áreas privadas e compartilhadas

Independentemente do tipo de empresa e de como será o layout de modo geral, sempre inclua áreas privadas e compartilhadas, pois é necessário considerar os espaços além das estações principais de trabalho de cada funcionário ou equipe.

Salas para conferências e reuniões, salas de descanso, copa/cozinha e até um espaço mais descontraído para encontros e relaxamento dos funcionários (como uma sala de jogos) são sempre bem-vindas.

Áreas privadas e compartilhadas

Para os ambientes de reunião e/ou que exigem silêncio e baixa interferência de ruídos externos e internos, uma boa solução é a adoção do sistema de drywall, pois conta com rápida instalação, além de proporcionar conforto termoacústico com a utilização de lã de vidro, aceitando qualquer tipo de acabamento.

A linha Performance da Placo oferece alto desempenho acústico sendo uma ótima escolha para esses ambientes.

3. Decoração do escritório

A decoração do escritório também precisa conversar com o layout dele, trazer conforto, funcionalidade e claro, deixem o espaço esteticamente bonito e agradável.

Além da mobília como cadeiras, mesas, gaveteiros e outros, estantes e nichos além de úteis podem trazer um toque diferenciado à decoração dependendo de como forem feitos ou aplicados.

Por exemplo, para otimizar espaço e dar um ar moderno aos ambientes, o drywall pode se tornar uma bela parede com nichos, prateleiras ou até mesmo uma estante com espaços divididos da forma desejada para guardar documentos, livros e pastas, ou trazer um pouco de cor e sofisticação com objetos decorativos. 

4. Iluminação 

Um outro ponto que merece atenção - e que por vezes é esquecido - é a iluminação e como ela pode influenciar no ambiente.

Hoje a tendência é que os ambientes projetados aproveitem ao máximo a luz natural e iluminação de LED que contribui para economia de energia.

Iluminação

O projeto pode contemplar, por exemplo, tetos e paredes em drywall que contenham spots para a que a iluminação LED seja embutida. Além de dar um visual moderno e clean, ainda contribui para um método construtivo sustentável e que gera poucos resíduos.

5. Conforto térmico no escritório

Considere também a temperatura que o escritório terá como um todo. Dependendo do posicionamento da estrutura, pode ser que alguns ambientes tenham uma exposição ao sol muito maior que outros e isso pode torná-los quentes.

É importante garantir uma temperatura agradável em todo o escritório para que isso não acabe afetando as atividades dos colaboradores por ter um clima muito quente ou muito frio, tirando a concentração e diminuindo a produtividade.

Por isso, investir em sistemas de forros e paredes que possam estabilizar a temperatura interna dos ambientes promovendo conforto térmico para todos é essencial.

 

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para ficar sempre informado (a) das últimas novidades, tendências e dicas da Placo.

Se você quiser saber mais sobre como o drywall pode te ajudar a ter projetos sustentáveis, limpos e mais econômicos, conheça nossas soluções aqui.

ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 019 25 40