Construção
4 minutes min

O QUE PRECISO SABER PARA COMEÇAR A TRABALHAR COM DRYWALL?

comecar_a_trabalhar_com_drywall

Você quer começar a trabalhar com drywall? Confira nossas dicas para se tornar um profissional capacitado para atuar nessa área!

O drywall já é bastante usado nos EUA e em países da Europa. Aqui no Brasil ele está ficando cada vez mais popular por oferecer benefícios como rapidez, limpeza e sustentabilidade nas obras.

Mas por ter um sistema próprio de construção, o drywall precisa ser instalado por mão de obra qualificada, ainda em falta no mercado. É por isso que instaladores de drywall podem obter uma boa renda, você sabia?

Quer ajuda para começar a trabalhar com drywall? Reunimos todos os pontos importantes nesse texto para ajudar você a se tornar uma referência na área. Continue lendo!

Do que preciso para começar a trabalhar com drywall?

Entender o que é drywall

O drywall é cada vez mais conhecido no Brasil. Entretanto, muitas pessoas não sabem exatamente o que é esse material e como ele é montado. Então vamos revisar rapidamente esse sistema de construção a seco?

O sistema de drywall foi inventado em 1916 nos Estados Unidos. Ele consiste em uma placa de gesso pré-fabricada, revestida com papel cartão ou fibra de vidro, que pode ser fixada em estruturas de aço galvanizado para construção de casas e até mesmo prédios. 

Além dessas estruturas (chamadas de perfis) e as placas, também vale citar o recheio, que é o tratamento termoacústico realizado com as lãs de vidro. 

Na arquitetura, por exemplo, o drywall também vem ganhando a atenção de profissionais para a criação de paredes e tetos personalizados, que otimizam tempo nas reformas.

Ferramentas

Para começar a trabalhar com o drywall, existem algumas ferramentas básicas que são essenciais para a aplicação correta e segura de todo o sistema de construção a seco. 

Essas ferramentas irão lhe ajudar a começar na área e compreender quais materiais extras podem facilitar a sua rotina. São elas:

  • Furadeira com broca de encaixe para furar os perfis e chapas;
  • Parafusadeira para fixar, apertar ou desenroscar parafusos e rebites. Hoje é possível encontrar no mercado modelos especiais para drywall (elas possuem limitadores que evitam o parafuso de ultrapassar a chapa de drywall);
  • Nível a laser para medir superfícies e inclinações horizontais e verticais;
  • Linha de marcar, também conhecido como giz de linha, que ajudará a marcar as paredes e placas de gesso em linha reta;
  • Alicate puncionador é uma ótima opção para quem busca agilizar o trabalho e reduzir o número de parafusos usados, já que ele é utilizado para prender perfis e montar a estrutura da parede;
  • Tesoura de corte reto é uma ótima opção inicial para cortar os perfis de aço galvanizado;
  • Trena manual ou a laser é uma ferramenta básica, mas ótima para fazer marcações e medições na obra;
  • EPIs como luvas, óculos, botas e máscaras.

Além dessas ferramentas, você também terá que comprar os materiais de drywall para a construção. Mas não se esqueça de garantir que todos eles, desde os perfis até as placas de gesso, sejam normatizados. 

Fique atento! Utilizar materiais não normatizados pode trazer sérios problemas para a obra, além de arriscar a segurança das pessoas nos ambientes que utilizam o sistema drywall.

Leia mais: Saiba a importância de usar perfis normatizados no drywall

Capacitação

Agora você já sabe o que é drywall e já comprou todas as ferramentas necessárias. Mas onde conseguir o conhecimento necessário para fazer uma instalação de qualidade e com segurança? No Parceiro da Construção!

Além de cursos online totalmente gratuitos, a plataforma disponibiliza webinars, palestras e trilhas de conhecimento para capacitação do profissional. E para te ajudar a calcular as quantidades de produtos necessários para a obra, conte com a Calculadora Placo, um aplicativo disponível para IOS e Android.

Não deixe de se cadastrar e se tornar um profissional preparado para atender uma demanda que cresce cada vez mais no mercado!