Endereço

Placo do Brasil
Av. Valentina Mello Freire Borenstein,
333 - Vila Sao Francisco,
Mogi das Cruzes - SP, Brasil

O passo a passo definitivo de como instalar portas em drywall

By • Construção

Mar
22
O passo a passo definitivo de como instalar portas em drywall

Instalar portas em placas de drywall é mais prático do que você imagina. Confira nosso passo a passo dessa opção com ótimo custo-benefício!

O sistema de placas de drywall é uma opção prática e eficiente para construção a seco. Além de otimizar o tempo da obra, ele possui características de resistência à umidade, impactos e fogo. 

No blog da Placo, nós já contamos como fazer uma instalação das placas de forma correta, mas hoje, nós vamos além na nossa obra com um passo a passo de como instalar portas em paredes de drywall. Vamos lá?

Como instalar portas em paredes de drywall?

A escolha da porta

A escolha da porta

Você sabia que existem portas diferentes para alvenaria e drywall? A principal diferença entre ambas é que a porta para drywall já vem com a medida certa para ser encaixada na placa, o que torna o processo bem mais rápido e com menos resíduos.

Já na hora da compra, existem kits específicos para drywall que ajudarão na instalação. Geralmente composto por folha, batente, maçaneta, dobradiça, guarnições, cunha para chumbar a porta na parede e travamento lateral, ele pode ser fixado com parafuso ou espuma expansiva, a depender do peso da porta. 

Montagem da estrutura/vão da porta

Montagem da estruturavão da porta

Na montagem da estrutura metálica do drywall, o início da paginação dos montantes será orientado pela posição das portas. 

A fixação dos montantes das portas não é feita pelas abas e sim pela dobra da guia, que sobrepõe os montantes. E para que essa guia saia com um ótimo acabamento, recomendamos que:

1.   A marcação para a dobra seja feita com pelo menos 20 cm a mais do tamanho da guia nos dois sentidos;

2.   Corte as abas da guia nos dois lados, com 20 cm de cada uma, e dobre os cortes;

3.   Na guia que vai ao piso, faça a dobra para dentro e encaixe os montantes;

4.   A alma dos montantes dos vãos de portas devem estar voltadas para a abertura do vão;

5.   A base inferior da guia deve remontar os montantes;

6.   Ao parafusar as guias no montante, escolha parafusos metal/metal e faça a fixação. Na guia do piso e da bandeira, coloque quatro parafusos. 

1

7.   A verga superior do vão de portas deve ser feita com guia, onde se corta as abas com 20 cm e dobra-se as para fora para que se encaixem nos montantes. Nesse encontro, utilize TRPF13.

8.   Para reforço da bandeira, utilize uma peça extra de montante para cada lado do vão;

9.   Lembrando que, em vão de porta que será utilizado espuma expansiva, recomendamos a utilização de montante duplo no vão de porta.

2

Quer uma dica extra? Diferentemente da parede de alvenaria, em que é possível ajustar o tamanho do vão facilmente, esse passo na instalação de portas na parede de drywall exige mais atenção.

Planeje bem as medidas para a porta escolhida, considerando uma margem para a espuma expansiva e para o caixonete. Indicamos uma média de 8 cm a mais na largura e 5 cm a mais na altura.

Com a estrutura montada, vamos à obra! Como falamos antes, existem dois métodos para instalar portas no drywall, mas nesse artigo vamos abordar a fixação com espuma expansiva, que é o processo mais rápido e com melhor custo-benefício. 

Fixação com espuma expansiva

Fixação com espuma expansiva

A espuma expansiva é um material líquido à base de poliuretano, que após aplicado, expande seu volume e se torna sólido. Ótimo para vedações e também para fixação, é uma excelente opção para a instalação de portas em paredes de drywall.

  1. Com uma serra circular, regule o tamanho do batente. Para obras em que o piso já está instalado, recomendamos deixar uma margem de 1 cm para áreas laváveis e 0,5 cm para áreas não laváveis;
  2. Após serrada, encaixe a porta no vão;
  3. Verifique o prumo e trave a porta com duas cunhas na parte superior; 
  4. Depois disso, é hora de fixar a porta com a espuma. Após agitar a lata, vire ela para baixo e aplique a espuma no espaço entre o batente e a parede de drywall. A aplicação deve ser feita por todas as laterais, assim como nos cantos da parte superior;
  5. Após cerca de 2 horas, apare o excesso da espuma com um estilete.
  6.  
  7. Com a parafusadeira, instale a maçaneta e fechadura;
  8. Posicione a guarnição rente ao batente e faça os cortes necessários para ajustá-la ao tamanho da porta;
  9. Fixe a guarnição com pregos ou ferramenta pneumática;
  10. Aplique massa acrílica para fazer as emendas da guarnição e depois lixe.

apare o excesso da espuma com um estilete

Como você pôde ver nesse passo a passo, instalar portas em paredes de drywall é um processo prático e ágil em relação às construções de alvenaria, o que garante um ótimo custo-benefício para as obras.

E se você gostou desse passo a passo, que tal aprender a consertar uma parede de drywall?

ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 019 25 40