Construção
4 minutes min

ENTENDA O QUE É A CERTIFICAÇÃO PBQP-H + PSQ E A IMPORTÂNCIA DELA

entenda_o_que_e_a_certificacao_pbqp-h_psq_e_a_importancia_dela

Ao comprar materiais com a certificação PBQP-H + PSQ, você terá a garantia de uma obra eficiente e de qualidade. Entenda tudo sobre o assunto!

Você já parou para olhar para as certificações das empresas ao escolher os materiais para a sua obra ou reforma?

Os certificados das iniciativas públicas ou privadas são uma garantia de que os produtos que você utilizará no seu projeto cumprem todos os requisitos técnicos e de qualidade, evitando dores de cabeça na hora da execução ou mesmo problemas futuros.

Sabemos que você se preocupa com a qualidade dos materiais, portanto, hoje vamos falar sobre a importante certificação PBQP-H + PSQ. Continue a leitura para entender o que é a certificação PBQP-H + PSQ e a relevância dela para o seu projeto. 

O que é a certificação PBQP-H + PSQ?

Certificação PBQP-H

Criado pelo Governo Federal em parceria com entidades da iniciativa privada, o programa Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi fundado para trazer mais eficiência à construção civil, principalmente com foco na habitação social. 

A ideia é que por meio de um conjunto de ações, como aumento da qualidade dos materiais, formação e requalificação dos profissionais do setor, normas técnicas e avaliação de novas tecnologias, todo o setor saia ganhando com soluções mais baratas e de qualidade, enquanto reduz o déficit habitacional do País. 

Empresas que cumprem os requisitos para alcançar essa certificação fomentam um mercado da construção civil mais favorável, com melhoria dos seus negócios e consequente aperfeiçoamento da prestação de serviço aos seus clientes.

Programa PSQ

Um dos pontos mais importantes dentro do PBQP-H é que diz respeito à qualidade dos materiais na execução de uma obra. O PSQ (Programa Setorial da Qualidade) é uma iniciativa de autorregulação para que todo o setor cumpra requisitos mínimos de qualidade, criando uma competição justa.

Quando falamos do fornecimento de produtos, esse conjunto de princípios orienta sobre as normas técnicas na sua fabricação. Apesar de não se tratar de uma certificação, as empresas que cumprem os acordos definidos só tendem a evoluir na sua qualidade técnica e ganhar confiança dos clientes.

PSQ-drywall

Image

Fabricantes ou entidades também podem criar novos PSQs, que estão sujeitos à avaliação da Coordenação Geral do PBQP-H.

A Associação Brasileira de Drywall, por exemplo, criou o PSQ-Drywall, que foi desenvolvido para tratar diretamente da verificação de qualidade desse sistema, baseado nas normas técnicas da ABNT.

No site da Associação você pode consultar o conjunto de documentações que dizem respeito às chapas de gesso drywall, métodos de ensaio, perfis de aço, projeto e procedimentos para montagem, entre outros. 

Desde os perfis de aço até as placas de drywall, a comercialização de qualquer item desse sistema construtivo que não atenda às normas é crime.

Por serem impróprios para consumo, fabricantes e lojistas que venderem os produtos estão sujeitos a sanções administrativas, civis e criminais. Isso demonstra a importância de escolher marcas que cumpram todas as normas, seja você uma pessoa que irá usar ou revendê-lo.

Leia também: Parede de drywall: conheça tipos, tamanhos e dicas de instalação

Como saber se um produto é certificado?

A maioria dos fabricantes do setor de construção civil adicionam todas as documentações que atestam a qualidade técnica em seus respectivos sites. 

No caso da Placo, que está dentro de todas as normas PBQP-H+PSQ, você tem a garantia de desempenho e segurança através desse certificado. Nosso compromisso é assegurar qualidade nas obras e garantir a entrega de soluções certificadas pelos principais órgãos que atestam a qualidade e segurança de nossos produtos.

As certificações e programas de qualidade existem para que todo o setor se desenvolva e os consumidores tenham qualidade na realização de seus projetos. Cumprindo os requisitos estabelecidos, todas as etapas seguirão sem transtornos e sua obra será de sucesso.