Vantagens do Drywall
5 minutes min

DRYWALL SEM MEDO! OS MITOS E VERDADES SOBRE O DRYWALL

mitos_e_verdades_sobre_o_drywall

A verdade sobre o drywall: tudo que você precisa saber sobre esse material para construir ou reformar sem medo. Confira!

Se você já ouviu falar em drywall mas não conhece muito a respeito, é provável que já tenha questionado e ouvido pessoas falarem que esse material é frágil, que não pode molhar de jeito nenhum, não tem resistência ou até outros comentários que passam insegurança.

Hoje, queremos te dizer que você pode deixar a insegurança de lado e olhar para o drywall como um grande aliado em obras e construções, e vamos te explicar a razão.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem mitos sobre o drywall que impedem muita gente de explorar todos os benefícios, praticidade e versatilidade desse material. Se você quer esclarecer suas dúvidas e saber o que é verdade ou não sobre o drywall continue lendo esse post!

Drywall é frágil?

Um dos principais mitos sobre o drywall, é que ele é um material muito frágil, que não suporta peso e quebra fácil. Isso não é verdade, pois o drywall é um material resistente e sua mão não vai atravessar para o outro lado se bater nele, por exemplo.

Para você entender melhor, o drywall pode ser utilizado para fazer paredes com nichos ou prateleiras e suportar bastante peso. A placa Performa, por exemplo, suporta até 50kg direto na placa sem nenhum reforço e é 50% mais resistente a impactos comparada a placas convencionais. 

Se tem um quarto que faz divisa com a sala, você pode usar uma placa de drywall entre os dois ambientes: de um lado poderá fixar televisão, prateleiras ou nichos e até ar condicionado. Do outro, no dormitório, pode-se fixar objetos na parede como quadros, nichos e outros. Tudo isso com o sistema de drywall que além de resistente, promove conforto acústico não deixando que ruídos da sala incomodem no quarto.

Água e drywall não combinam

Será que se molhar o drywall ele estraga? Essa é outra informação que muita gente acredita por não conhecer o drywall, mas pode ficar tranquilo: isso é um mito.

O drywall pode ser utilizado em áreas úmidas como banheiros, lavanderias e cozinhas, pois existem placas feitas especialmente para esses ambientes, como é o caso da placa RU. Elas também podem ser combinadas com um impermeabilizante para garantir um desempenho ainda melhor ao drywall.

Além disso, o drywall até mesmo impede a formação de fungos nas paredes, por conta da sua preparação para ser usado nesses ambientes sujeitos a ação da umidade elevada. 

Outro benefício do drywall é que, se sujar, você pode limpar ele com uma esponja e sabão neutro e sem muito esforço a parede já estará limpa. O único ponto a ser lembrado é que não é recomendado usar jatos com grandes quantidades de água no drywall. 

Resistência ao fogo

Quer conhecer outro benefício do uso do drywall em sistemas construtivos? Resistência ao fogo é outro ponto positivo desse material para você utilizar em sua reforma ou obra.

Todos os sistemas de drywall costumam ser resistentes ao fogo dependendo do tipo de construção e condições de uso. Mas há placas específicas de drywall para áreas com risco de incêndio e expostas a altas temperaturas, como a placa RF, que pode ser utilizada em saídas de emergência e escadas. 

Essas placas são indicadas por conterem a fibra de vidro que ajuda na resistência ao fogo e calor e geralmente possuem um dos lados na cor rosa para facilitar a identificação.

Drywall e o conforto termoacústico

“Construção com drywall fica muito quente ou muito frio”, “drywall não isola ambientes de ruídos”, são outros 2 mitos que alguns acreditam e sabe por quê?

Porque não sabem que, na verdade, existem placas de drywall e sistema desenvolvidos especificamente para promover isolamento acústico e conforto térmico. Uma prova disso é que além do drywall ser muito popular fora do Brasil para construções e reformas, os hotéis costumam usar esse sistema construtivo para oferecer total conforto aos seus hóspedes.

Falando em isolamento acústico, o drywall é perfeito para evitar que os ruídos de um ambiente sejam transmitidos ao outro e garantirem uma reverberação do som perfeita para lugares como teatros, cinemas e casas de show onde se precisa de um excelente desempenho acústico. 

Já para o conforto térmico, o drywall é uma escolha sem erros evitando o sofrimento com frio ou calor. Por conta de sua estrutura, o drywall impede que o ambiente superaqueça e também ajuda a reduzir os gastos com climatização por manter os ambientes a uma temperatura controlada: sem esquentar ou esfriar demais. 

Criatividade e liberdade com o drywall

Uma verdade indiscutível sobre o drywall é a sua versatilidade e facilidade no uso e instalação, o que dá a você total liberdade para planejar e desenhar ambientes não somente confortáveis e seguros, mas lindos esteticamente. 

Com o sistema de drywall você pode explorar diferentes tipos de design para todos os ambientes. Sabe aquele quarto dos sonhos? Aquele sistema de iluminação na sala com um teto todo trabalhado em detalhes e spots de luz super charmosos? E a bancada da cozinha com aqueles pendentes super charmosos com detalhes na parede feitos especialmente para esse cantinho? Painel para TV? Prateleiras e nichos embutidos? Com o drywall você pode tudo. 

E tem mais: além de poder ter toda essa liberdade para construir os ambientes com criatividade, você não tem que se preocupar com o barulho e toda aquela sujeira comum em obras de alvenaria. O drywall é muito simples de instalar, não faz sujeira e nem gera resíduos em excesso e tem uma instalação super rápida, prática e sem dores de cabeça. Ainda por cima, você tem uma obra sustentável. 

E aí, agora não dá pra ter mais dúvidas, não é? Os mitos sobre drywall não passam de mitos mesmo. Usar o drywall como sistema construtivo só traz benefícios, evita sujeira e proporciona uma obra ou reforma mais econômica e versátil.

Quer saber mais sobre drywall? Confira nossos artigos aqui!