Construção
4 minutes min

DRYWALL: CONFIRA AS ÚLTIMAS TENDÊNCIAS EM ARQUITETURA

ultimas_tendencias_em_arquitetura

Espaços abertos e ambientes que podem ser “hackeados” são apenas algumas das últimas tendências em arquitetura. Saiba mais no nosso blog!

Você já ouviu a frase “nada é estático, tudo se transforma”? Aplicável em várias áreas da nossa vida, ela também foi um dos principais pontos do webinar “Tendência da Arquitetura - Drywall”, que fez parte da 19ª edição da Expo Revestir, que contou com uma dinâmica 100% virtual para abordar as últimas tendências na construção civil e arquitetura - além de, claro, mostrar as mais novas e inovadoras soluções da Saint-Gobain.

Mas se você perdeu o webinar, fique tranquilo pois preparamos esse artigo com os principais pontos para você ficar por dentro das últimas tendências em arquitetura segundo Pedro Coivo, da IT’s Informov e Tamara Serrano, do grupo Saint-Gobain.

Quais são as últimas tendências em arquitetura?

Biofilia e bem-estar

Na arquitetura, a biofilia se resume no uso de materiais naturais para potencializar a iluminação natural e ventilação cruzada, além de claro, contar com a presença de plantas.

“A biofilia é uma ferramenta importante dentro das grandes empresas e locais de concentração porque ela trata a natureza como uma ferramenta de reconectar o usuário ao meio natural dele. E, por meio disso, ele tem benefícios na interação”, afirma Pedro.

Ou seja, com a biofilia o que é prezado é o bem-estar das pessoas. Você sabia, por exemplo, que sentir a luz natural através do dia pode, entre outros efeitos, aumentar a produtividade em 7%?

E com essa proximidade com a natureza, surge outro ponto de cada vez mais importância às pessoas: a sustentabilidade. Como afirmou Pedro durante o webinar, os recursos naturais que temos são escassos, por isso precisamos sempre buscar formas de poupar - e com o drywall, isso é possível, já que as chapas de gesso são reaproveitáveis e a matéria-prima do gesso não gera resíduos tóxicos.

Espaços abertos

Essa tendência você provavelmente já sabe o motivo, não é mesmo? Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, nos encontramos buscando ambientes abertos, com circulação ampla e muito ar livre para nos sentirmos mais incluídos e seguros.

“O Covid trouxe um repensar, trouxe de volta ao centro das nossas decisões e ações o ser humano. Ele nos fez perceber o quão importante é pensar em espaços para as pessoas”.

E é claro que o drywall também acompanha essa tendência. Com a chegada do ultrawall no mercado, as placas de gesso deixaram de ser um material apenas para espaços internos e ganharam novas possibilidades. A partir de novas tecnologias, agora existem placas que podem ser utilizadas em áreas como fachadas, áreas de churrasqueiras e até na região da piscina dos nossos lares.

Modularidade e “hackeabilidade” dos espaços

“Quando falamos de arquitetura, falamos de algo que se edifica. Como a gente vai aplicar esses conceitos transformativos e hackeáveis dos espaços?". A pergunta de Pedro tem como resposta justamente o drywall, já que ele é a “tecnologia e a possibilidade” de criar cada vez mais espaços modulares e adaptados para ganhar novas versões de maneira rápida, limpa e fácil.

Quer um exemplo? Com dois instaladores, é possível produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia. Em duas horas a parede está pronta para receber o acabamento.

Incrível, não é mesmo? Isso sem contar a flexibilidade e versatilidade de layouts que essa solução oferece, podendo se tornar uma estante, um forro de teto ou uma divisória entre ambientes.

Agora queremos saber: qual das últimas tendências em arquitetura é a sua predileta? E se você ficou chateado porque não pôde assistir o webinar, temos uma ótima notícia: no Parceiro da Construção, isso é possível.

Lá você encontra não só esse webinar, como todos os bate-papos que aconteceram durante o Expo Revestir - sem contar dos cursos, trilhas de conhecimento e ferramentas disponíveis gratuitamente. Cadastre-se agora no Parceiro da Construção e aprenda sobre construção civil e arquitetura onde e quando quiser!