Vantagens do Drywall
4 minutes min

DICA DE ARQUITETA – DRYWALL É A MELHOR ESCOLHA NA HORA DE CONSTRUIR PAREDES INTERNAS

parede_gesso

Vamos falar de projeto? Porque é disso que nós, arquitetos, gostamos. Acho – tenho quase certeza – que se você não é profissional mas está construindo ou reformando a casa, vai gostar de saber como fazemos para chegar num resultado incrível.

Tudo começa pela definição de layout

É nessa hora que surge todo o meu amor pelas paredes de drywalll e as soluções super eficientes que o gesso acartonado oferece. Na etapa de estudos e definições de layout, em que avaliamos a circulação nos ambientes e sugerimos a melhor posição de móveis e bancadas para cada atividade, as paredes de drywall dão toda a liberdade de criação. Elas permitem flexibilidade nas medidas e praticidade na execução. O resultado final é igual – ainda melhor, em minha opinião – do que uma parede de alvenaria, com a vantagem de ter a execução muito mais simplificada e limpa. O gesso acartonado ainda oferece conforto térmico e acústico superior ao de uma construção de tijolos ou blocos. E o melhor: você vai gastar menos! Na prática, veja algumas vantagens de se construir ou reformar com as paredes de drywall.

Quando o drywall ajuda a organizar espaços integrados

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No projeto acima, melhoramos a cozinha deslocando a torre de eletrodomésticos para o nicho criado com drywall. O resultado foi mais espaço na parede da bancada para armários e gavetas, sem precisar abrir mão de um nicho para o micro-ondas acima da pia.

Com o prolongamento da parede, ampliamos o limite da área da cozinha e levamos pela parede de drywall a tubulação que permite a instalação de um tanque de louça super charmoso. Ele pode ser usado tanto para roupas como para lavar as mãos antes das refeições, e até como cooler, para gelar as bebidas em dias de festa – salve, salve a paredinha de drywall!

A pedido da cliente, criamos uma área de serviço e despensa embutida num armário na varanda. Com o drywall criamos a base de fixação das portas do armário e da porta que mantém a máquina do ar condicionado acessível e ventilada.

Quando demolição e construção são simples, viabilizam uma transformação incrível

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesse outro caso, nossa sugestão foi demolir a parede de gesso entregue pela construtora (em vermelho) e construir um nova, também de gesso acartonado (em azul), para somar mais uma utilidade ao acesso para o quarto do casal. Com a nova parede recuada 70 cm em direção à sala, criou-se espaço para armários. Quem não ama mais armários?

E por ser também de gesso o pedacinho que fechava parte da cozinha, foi fácil retirá-lo e conseguir a ilha com a qual a cliente sempre sonhara.

A eficiência das paredes de drywall

Ainda restou alguma dúvida de que as paredes de gesso acartonado são a melhor e mais econômica opção na hora de construir? Veja na tabela a seguir uma comparação de custos na construção de 1.747 m² de paredes em um edifício residencial:

Tabela comparativa paredes de gesso x paredes de alvenaria

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viu só? Esses foram apenas alguns exemplos de como as paredes de gesso acartonado podem nos ajudar a deixar os espaços mais funcionais com muita facilidade, tanto na hora de projetar, quanto na hora de executar. A instalação, feita por pessoal especializado, é simples e rápida, produz menos entulho e sujeira, e substitui com muitas vantagens as paredes de alvenaria.

Agora você não deve ter mais dúvidas sobre que tipo de parede escolher na hora de construir ou reformar. Mas, se quiser saber mais, fique a vontade para perguntar. Será um prazer responder!  :)