Construção
3 minutes min

A CONSTRUÇÃO A SECO É MAIS RÁPIDA E MAIS ECONÔMICA QUE A CONSTRUÇÃO EM ALVENARIA?

a_construcao_a_seco_e_mais_rapida_e_mais_economica_que_a_construcao_em_alvenaria

Entenda as diferenças de construção e custos entre a construção a seco e a alvenaria. A resposta pode lhe surpreender!

Um dos principais pontos em qualquer construção ou reforma é a rapidez do processo. Com uma rotina cada vez mais atarefada, soluções que levam mais simplicidade são as que melhor se acomodam nos nossos objetivos, assim como dos nossos clientes.

Mas entre a construção de alvenaria e a construção a seco, qual é a mais rápida? E a mais econômica? Continue a leitura para descobrir as respostas logo abaixo!

Qual construção é mais econômica: a seco ou alvenaria?

A construção a seco é a que possui o menor custo. Isso porque o drywall não só reduz custos das obras, como também otimiza o orçamento das construções. Com essa solução, é possível:

  • Reduzir custos estruturais: como o sistema de construção a seco pode ser até 6 vezes mais leve que uma construção de alvenaria, ele possibilita uma redução significativa de carga na estrutura da construção. 
  • Reduzir entulhos: é comum se deparar com o desperdício de materiais e grandes quantidades de lixo durante uma obra. Mas a precisão maior na hora de construir as estruturas evita a compra de material excedente. Enquanto um sistema tradicional gera 25% de entulho, com o drywall esse número cai para cerca de 5%. 
  • Reduzir gastos logísticos: com a redução do volume de material transportado, é possível diminuir também o orçamento planejado para o transporte desses materiais.
  • Reduzir número de processos de revestimentos: como a placa de drywall é lisa e plana, o tempo e consumo de materiais para esse revestimento são reduzidos drasticamente.

Qual construção é mais rápida: drywall ou alvenaria?

Mais uma vez, a construção a seco é a vencedora.

As paredes de alvenaria costumam demorar semanas para serem erguidas por causa das suas diversas etapas, como assentamento dos tijolos (ou blocos de concreto) com argamassa, chapisco, reboco e acabamento.

Já uma parede de construção a seco pode levar de 24 a 28 horas para ficar totalmente pronta. Isso porque dois instaladores são capazes de produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia e em apenas duas horas, a parede está pronta para receber o acabamento. 

Ou seja, a obra se torna mais rápida e prática, o que também acaba gerando economia de tempo e dinheiro.

Conheça ainda mais benefícios da construção a seco

Sustentabilidade

Como afirmamos anteriormente, o drywall reduz o desperdício de materiais, o que é ótimo para o meio-ambiente. Mas, além disso, os resíduos do sistema de construção a seco podem ser reciclados, levando mais consciência e cuidado para a obra.

Flexibilidade e inovação

As paredes em drywall dão total liberdade de criação, se adequando perfeitamente a qualquer layout planejado, com a vantagem de ter uma execução muito mais simples e limpa.

Manutenção rápida e fácil

O drywall também leva vantagens no pós-obra, já que realizar reparos nas placas é um processo muito mais simples. A tarefa não gera desperdício de materiais, pois não há necessidade de reconstruir a parede.

Adaptações

O drywall ganhou variações para atender diferentes necessidades. Desde a possibilidade de criar paredes com espessuras mais finas que a alvenaria e dar diferentes acabamentos à construção até opções que possuem resistência contra o fogo melhor que das paredes de tijolo.

Investir no drywall significa investir na qualidade e também no orçamento da obra. Se você deseja levar essa inovação para os seus projetos, acesse a área Encontre Placo no nosso site e descubra o ponto de venda mais próximo.