Vantagens do Drywall
4 minutes min

CONSIGO UM BOM ISOLAMENTO ACÚSTICO SOMENTE COM O DRYWALL?

istock-1323344127

 

O conforto acústico é essencial para termos mais saúde física e mental. Mas é possível ter um isolamento acústico de qualidade com o drywall? Então, condira a leitura!

 

O conforto acústico é mais que um extra nas construções: é uma necessidade. De acordo com a ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, é necessária a redução de pelo menos 45 dB entre as paredes dos apartamentos para que o mínimo de conforto esteja garantido no ambiente.

Entretanto, é comum que barulhos externos atrapalhem nosso sono e nossa rotina. Por isso, soluções que garantam um melhor isolamento acústico são cada vez mais procuradas. E o drywall é uma delas.

Quer entender como é possível obter um ótimo isolamento acústico com drywall? Continue a leitura!

É possível obter um bom isolamento acústico com drywall?

As paredes de drywall podem ter diferentes níveis de isolamento já que sua construção depende de diversos fatores. Paredes internas entre cômodos de um apartamento não precisam do mesmo nível de isolamento que paredes que separam duas moradias, por exemplo.

O desempenho do drywall variar de acordo com a espessura da parede, o número de chapas de gesso e da densidade de isolantes acústicos. Isso porque quanto maior for o número de chapas e suas espessuras, maior será a capacidade de retenção de barulhos.

Para exemplificar, de acordo com o manual de desempenho acústico em sistemas de drywall – Associação Brasileira de Drywall, 2018, paredes compostas por duas chapas de 12,5 mm e montante de 48 oferecem isolamento de 35 a 39 dB, o equivalente ao de uma parede de blocos maciços com 90mm de espessura.
Já o mesmo sistema de drywall composto por duas chapas de 12,5mm e montante de 48 com lã no interior, chegam a um isolamento de 40 a 44 dB. Tendo um ganho de 5 dB.

Mas quais placas de drywall oferecem um bom isolamento acústico? Todas reduzem os ruídos entre os cômodos, entretanto, existe uma opção dentro catálogo Placo que se destaca no quesito de isolamento acústico: a placa Performa.

A placa Performa tem o isolamento acústico como um dos seus diferenciais, assim como a resistência a impactos. Ou seja, sua aplicação em paredes, forros e divisórias pode deixar qualquer espaço mais seguro e confortável acusticamente.

Lã de vidro é diferencial que garante o conforto da construção

Se as placas de drywall já apresentam um ganho na redução de ruídos, sua aplicação em conjunto com a lã de vidro possui um impacto ainda maior no isolamento acústico de um ambiente. Além de ser de fácil aplicação, a lã de vidro é sua aliada para bloquear os ruídos e proporcionar um conforto acústico para o seu ambiente.

Quais são as vantagens de escolher a lã de vidro na parede de drywall?

Uma opção versátil, que pode ser utilizada em pequenas reformas até projetos grandiosos, a lã de vidro oferece:

  • Excelente durabilidade;
  • Facilidade na aplicação (forros, paredes e divisórias);
  • Incombustível, diferente de outros materiais inflamáveis no mercado;
  • Menor desperdício de materiais;
  • Não contribui para a proliferação de bactérias e fungos;
  • Ótima performance no isolamento térmico, reduzindo gastos com climatização;
  • Resistente a animais e insetos;
  • Suporta calor e umidade;
  • Sustentável.

Entendeu porque você deve aliar o drywall com o isolamento acústico?

Com uma instalação rápida e econômica, o drywall oferece uma série de vantagens para qualquer obra ou reforma. Para quem está buscando conforto acústico em um ambiente, esse tipo de construção pode se tornar uma barreira contra os ruídos externos - especialmente quando aliada à lã de vidro.

Com essa dupla de soluções, é possível trazer mais conforto acústico para seu lar de maneira simples, rápida e sustentável.

Se você quer aprender ainda mais sobre o conforto acústico e as vantagens do drywall e da lã de vidro, acesse o nosso blog.