Decoração
5 minutes min

COMO MONTAR UM COWORKING: DICAS PARA TER O MELHOR ESPAÇO

como_montar_um_coworking_dicas_para_ter_o_melhor_espaco

Como montar um coworking? O que é preciso? O que posso oferecer? Confira as dicas que separamos para você.

Se você se pergunta sobre como montar um coworking, com certeza já percebeu a tendência do mercado de trabalho atual em mobilizar forças de trabalho remotas ou por demandas. Hoje em dia não é mais necessário estar inserido nas instalações de trabalho para se ter uma carreira de sucesso.

A tendência é diminuir o tempo de viagem entre casa e trabalho, maximizando os resultados pela disposição e descanso, sendo os espaços coletivos de trabalho também são benéficos para o desenvolvimento da criatividade e do networking, tão importante no mercado atual.

Os espaços coletivos de trabalho também são benéficos para o desenvolvimento da criatividade e do networking, tão importante no mercado atual. Outro fator que tem contribuído para o crescimento da ideia do coworking são os altos valores imobiliários e de manutenção que as empresas têm enfrentado. A medida em que os valores sobem, empresas com equipes menores para prestação de serviço preferem migrar para lugares com custos compartilhados.

Os espaços de coworking deixaram de ser apenas um espaço de trabalho compartilhado para se tornarem uma tendência de empreendedorismo compartilhado.

Como montar um coworking?

Se você tem um espaço amplo e vontade de compartilhar, você precisa saber como montar um coworking. Geralmente, os espaços são montados em grandes galpões ou salas comerciais, que possibilitam estruturas mais flexíveis e até mesmo a construção de espaços modulares adaptáveis.

É muito comum encontrarmos alguns espaços de coworking com divisões removíveis, e o ideal é que sejam feitas com materiais mais resistentes e com tratamento acústico, para evitar interferências entre ambientes e garantir o conforto de todos.

 

Image

 

A primeira lição sobre como construir um coworking é saber aproveitar espaços. Analisar a planta do espaço e pensar nas diferentes formas de divisão para aproveitar ao máximo cada cantinho, oferecendo oportunidades para espaços compartilhados e particulares.

Uma vantagem chamada drywall

Image

 

Após concluir o planejamento, é hora da execução. Como construir um coworking não é um empreendimento muito barato, você vai precisar buscar meios de economizar. É nessas horas que as paredes de drywall podem te ajudar a reduzir os custos de montagem. Com  um bom planejamento, as paredes em drywall podem encaixar muito bem nas divisões do espaço e agregam benefícios a cada novo ambiente.

Um bom exemplo de como montar um coworking são espaços que possuem salas com tratamento especial de áudio que são perfeitas para reuniões e conferências online. O mesmo serve para espaços de coworking que possuem auditório isolado acusticamente isolado para que o barulho / ruído do evento não incomode / atrapalhe a rotina dos outros ambientes

●     Leia também: Como fazer rebaixamento de teto com drywall

Uma última vantagem de como montar um coworking com paredes em drywall é a possibilidade de manter diferentes empresas em funcionamento no mesmo espaço sem que as atividades se atrapalhem. Um editor de vídeo, por exemplo, pode precisar aumentar o áudio e, com as paredes em drywall com isolamento acústico, ele não atrapalharia um editor de texto que trabalha ao lado, por exemplo.

O drywall pode ser a solução para fazer a divisão da recepção e hall de entrada do workplace

Antes de começar a buscar meios de como montar um coworking, você precisa entender que o seu atendimento começa na recepção. Ter um ambiente calmo e tranquilo, onde todos os convidados podem encontrar silêncio e organização, é essencial para que o seu workplace seja bem visto.

Para isso, você pode utilizar as paredes de drywall para fazer o tratamento acústico do ambiente. Assim, nem os convidados que estão no hall de entrada e nem os trabalhadores do workplace se sentirão prejudicados pelos sons emitidos normalmente, seja por conversas, seja por um teclado de computador.

Drywall duplo ou especiais para sala de reuniões

Você já deve ter ouvido falar em paredes duplas de drywall ou em placas especiais, com lá de vidro. Além de deixar as paredes mais resistentes à fixação de cargas e também atuam no tratamento acústico, isolando melhor os sons do ambiente

Para as salas de reuniões, o ideal é que tenha um tratamento maior nas paredes, para que os sons de fora não interfiram nas reuniões e para que os sons de dentro da sala não atrapalhe os outros trabalhadores.

As paredes acústicas trazem benefícios para o funcionamento do seu coworking, sem elevar os custos da sua obra.

Drywall como tratamento térmico: economize no ar condicionado

Além dos benefícios sonoros, as paredes em drywall também servem como excelentes isolantes térmicos, o que pode ajudar a regular a temperatura interna, evitando exageros de consumo com ar condicionado.

É claro que a instalação é inevitável, mas com variações menores na temperatura interna, você pode acionar o ar apenas em momentos específicos, como no início do dia, para ajudar a regular a temperatura do ambiente que ficou fechado ou nas salas de reunião.

Mobiliário e ambiente de qualidade

Como montar um coworking não é só oferecer um espaço, na hora de montar o seu coworking você precisará pensar, também, no mobiliário que vai oferecer para os trabalhadores que serão seus clientes. Mesas e cadeiras ergonômicas, estações de trabalho individual, salas coletivas, sala de reunião, banheiros organizados, recepção, estacionamento, sala de descanso e um refeitório para pequenas refeições... Tudo muito bem arejado e iluminado, essa deve ser a prioridade.

Ofereça mais do que apenas um espaço de trabalho

A questão final sobre como montar um coworking de qualidade está no diferencial desse espaço. Com o crescimento pela procura, muitos espaços têm se conectado a mentores e startups que oferecem uma mão amiga e treinamento especializado para os trabalhadores.

Faça do seu coworking um diferencial no mercado. Fique ligado no blog da Placo e saiba tudo o que você precisa sobre paredes em drywall!