Construção
Decoração
Reforma
Vantagens do Drywall
4 minutes min

COMO INSTALAR PORTA DE CORRER PARA DRYWALL?

como_instalar_porta_de_correr_para_drywall_0

O método de construção a seco ganha cada vez mais adeptos por conta de suas inúmeras vantagens, como a porta de correr para drywall. Confira!

Instalar portas de correr em parede de drywall é mais simples do que você imagina. Essa solução é uma excelente opção para quem tem pouco espaço ou quer praticidade no projeto.

A utilização desse elemento traz diferentes benefícios ao projeto, mas é importante conhecer o processo de instalação da estrutura para o resultado ficar perfeito.

Continue a leitura e saiba mais sobre como instalar porta de correr para drywall!

Por que instalar porta de correr em uma parede de drywall?

Hoje em dia, é bastante comum que as pessoas demonstrem preferência por imóveis menores, pois eles costumam apresentar valores mais baixos e oferecem praticidade no dia a dia.

No entanto, um dos desafios a serem enfrentados pelo morador é a otimização do espaço, de forma que se aproveite o potencial de cada ambiente do local.

A porta de correr para drywall reúne os benefícios do método de construção a seco em conjunto com a economia de espaço promovida por esse tipo de porta.

O drywall é conhecido por consistir em um método prático e de instalação simples, além de gerar menos desperdício de materiais e permitir acabamentos de grande qualidade estética.

A própria estrutura desse tipo de parede, que consiste na fixação de chapas de gesso em estruturas metálicas, já apresenta um ganho de área interna devido a sua espessura ser menor do que uma parede de alvenaria.

Além disso, quando unido com a porta de correr, além de otimizar o espaço interno, ainda contribui para integração dos cômodos de um imóvel, criando uma sensação de amplitude no local.

Como instalar a porta de correr para drywall?

Tratando-se de uma estratégia bastante útil para diversos tipos de projeto, é importante que o profissional do ramo de construção conheça o processo de instalação da porta de correr para drywall.

É importante também analisar a parede em que será instalada a peça, de forma que as medidas coincidam e não ocorra excesso ou falta de espaço no vão.

Passo a passo

Image

Inicialmente, o profissional deve analisar a estrutura da parede na qual a porta será instalada, ou seja, ver se o drywall está em bom estado para fixar os trilhos superiores e se o tamanho da porta está correto.

Para realizar essa fixação de forma mais prática, recomendamos a Placa Performa e a Placa Habito, que permitem uma maior fixação de carga por ponto.

O primeiro passo é fazer a instalação da guarnição do meio, ou seja, a mais afastada da parede. Para isso, utilize uma parafusadeira que tornará essa etapa mais simples. Vale ressaltar que se o rodapé já estiver colado, é preciso ter cuidado para não sobrepor as peças. Nesse caso, corte a guarnição para que ela se encaixe perfeitamente.

Com o primeiro lado já colocado, é hora de instalar o trilho na parte superior, que fará a porta se movimentar de um lado para o outro. Essa etapa dependerá diretamente do tipo de drywall que você está usando. Se for a Placa ST, por exemplo, é necessário fixar uma madeira na parte superior para que a barra tenha mais pontos de apoio e, consequentemente, não force a placa de gesso.

Para isso você precisará de uma madeira do tamanho do trilho com uma broca comum de aço rápido de 5,5 mm. Também é interessante usar a broca indicada para a placa para trazer mais fixação.

Já na Placo Habito e Placa Performa, não é necessário colocar essa madeira extra, uma vez que o trilho pode ser colocado diretamente na parede.

Lembre-se que em ambos os casos é preciso conferir o projeto hidráulico e elétrico para garantir que nenhum fio ou cano seja perfurado!

Fixe a barra aparente ou o trilho que será recoberto de guarnição na madeira ou direto na parede, sempre cuidando com a altura indicada para que a porta funcione.Coloque a porta e veja se ela está funcionando como deveria. Caso sim, fixe o pino guia no chão e coloque o puxador e a chave e a guarnição lateral.

Caso o trilho não seja o aparente, também é necessário fazer o acabamento com madeiras, bastando cortá-las do tamanho necessário para esconder o trilho, tanto nas laterais quanto na parte frontal.

 

Assim, podemos concluir que, além de trazer vantagens para um projeto, a instalação de porta de correr para drywall é um procedimento simples e que envolve técnicas já conhecidas por profissionais familiarizados com a construção a seco.

Agora que você já sabe tudo sobre a instalação desse tipo de estrutura, confira também nosso post sobre os tamanhos das placas de drywall!